quarta-feira, 21 de março de 2012

Á mesa no Cinema e com Gente Famosa


Simplesmente Martha- Versão original alemã
 

Sem Reservas / No Reservation - Refilmagem americana do alemão  

 
                      


Codorna ao molho de trufas negras e ravioli de cogumelo





INGREDIENTES (2 porções)

Ravioli de cogumelos
4 cogumelos portobello grandes (de cor marrom, de textura firme e carnuda)
50 ml de óleo de oliva
1 dente de alho (grande) laminado
Flor de sal a gosto

Molho de trufas200 ml de caldo de carne
20 ml de suco de trufas (use o suco das trufas em conserva)

Codorna2 codornas inteiras limpas
8 lâminas de trufas negras (use trufas em conserva)
60 ml de óleo de oliva
Flor de sal
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Decoração
Ervas aromáticas
Óleo de oliva aromatizado com ervas

PREPARO
Ravioli de cogumelos
Corte os cogumelos de preferência com um mandoline (fatiador manual de vegetais), em oito lâminas finas. Esquente uma frigideira antiaderente, sem gordura, e doure as lâminas dos cogumelos. Pique em brunoise (pequenos cubos) os cogumelos restantes.
Em outra frigideira, aqueça o óleo de oliva e refogue o alho. Acrescente os cogumelos picados, salteie e tempere com a flor de sal. Monte pequenos ravioli, colocando uma lâmina de cogumelo como base, os cogumelos picados como recheio e outra lâmina no topo.

Molho de trufasReduza um pouco o caldo de carne com o suco de trufas, em fogo baixo.

CodornaTempere as codornas com flor de sal, pimenta-do-reino e introduza quatro lâminas de trufa no interior de cada codorna. Doure as codornas em uma frigideira com o óleo de oliva, depois leve-as ao forno quente (220 ºC), por cerca de 4 a 5 minutos, ou mais, se for necessário.
A carne deve ficar rosada por dentro.

FinalizaçãoSirva as codornas com o molho de trufas e os ravioli de cogumelos.
Decore os pratos com ervas aromáticas e gotas do óleo de oliva aromatizado.


Chocolat 


Chocolat vem recheado de magia e mistério características dessa delícia por isso mesmo irresistível. Fala do medo do novo, das reações dos que temem aquilo que não compreendem, como bebês, ao serem apresentados a alimentos ainda desconhecidos. 

                   

Chocolate quente maia (Mayan hot chocolate)

Vamos desfrutar como a velha Renée; entre o proibido e o prazer, uma gota de puro chocolate escorrendo aos lábios. Adoro a cena em que ela de repente começa a rir como se as especiarias invadissem sem corpo velho, cansado e diabético fazendo-a sentir-se garota novamente. Chocolate maia, para nós! 

                                                                                    

INGREDIENTES: 

1 ltr. de leite integral + ½ copo para a espuma
1 fava de baunilha - pode substituir por extrato ou essência
Raspas de uma laranja - a laranja torna este chocolate ainda mais complexo e mágico
200ml de creme de leite fresco - não deixe de fazer se não o tiver! Bata o leite em espuma.
2 col. sopa cheia de cacau em pó - pode substituir por Chocolate do Padre
1 col. sopa rasa de açúcar refinado - lembre-se que o chocolate e o licor já são doces
2 col. sopa rasa de amido de milho - queremos película atrás da colher, crème anglaise
100g de chocolate ao leite Nestlé - Hersheys cumpre o prometido
50g de chocolate Callebaut amargo 70% - este é para um toque de glamour
¼ col. café canela em pó + para decoração - se puder moer a sua, faça!
1 canela em pau - a mistura da canela em pau com a em pó ressalta a especiaria
¼ col. café cravo em pó - use com cautela ou ele amarga o chocolate todo
¼ col. café de cardamomo em pó - moa grãos num pilão para um sabor diferenciado
¼ col. café de aniz em pó - a moagem do aniz também resulta em sabor mais forte
1 pitada de noz moscada - seja sutil! Se em exagero, ela cobre todos os outros sabores
1 pitada de pimenta calabreza - são 2 ou 3 grãozinhos, a menos que esteja muito frio
80ml de licor de cacau - pode substituir por Brandy, Rum Montilla, Cointreau


Como água para Chocolate 


Com uma visão mais erotizada temos Como água para Chocolate, expressão mexicana quando se quer dizer que uma pessoa está fervendo, ou de raiva ou de paixão, ou de ambos. No México prepara-se chocolate com água fervendo e não com leite. As receitas apresentadas no filme misturam ingredientes aparentemente incompatíveis, característica que torna tudo mais saboroso e atraente.  Romance, erotismo, um pouco de história e muitas porções de pétalas de rosa são os ingredientes que fizeram o sucesso de "Como água para chocolate"(1992), da mexicana Laura Esquivel. Os espectadores vivenciam uma mística e deliciosa história

 
RECEITA 1: BOLO CHABELLA
                                                    INGREDIENTES:
½ xícara de açúcar, 6 gemas, 2 ovos, 1 xícara de farinha de trigo, 1 colher de sopa de raspa de limão, ¾ de xícara de geléia de damasco. COBERTURA: 2 xícaras de açúcar de confeiteiro, 1 colher de sobremesa de suco de limão, 2 claras
PREPARO: Na batedeira, bata os ovos, 2 gemas e o açúcar, até obter uma mistura clara. Junte as gemas restantes, a casca de limão e continue batendo. Acrescente farinha de trigo e misture cuidadosamente. Coloque em 2 formas com 25 cm de diâmetro e asse em forno pré-aquecido. Depois de frio, recheie com geléia de damasco e cubra com as claras batidas (bem firmes), açúcar e raspa de limão. 



A paixão pela culinária e a importância das relMais uma grande atuação de Meryl Streep no papel de Julia Child, famosa por popularizar a cozinha francesa nos EUA com o seu livro “Mastering the Art of French Cooking”.ações familiares uniu gerações distantes, mas com a mesma determinação. O encantador Julie & Julia, com a grande (e neste filme ela está grande mesmo) Meryl Streep. O alimento participa o tempo todo das relações entre os casais, da admiração, do apoio do parceiro (mesmo que seja apenas experimentando as delícias que ambas as “Julias” produzem) e da coragem de enfrentar desafios. 

 


Casamento Grego 


Casamento Grego os autores destacam a força do alimento em reunir pessoas à volta de uma mesa. A alegria, a cumplicidade, os desentendimentos, estão sempre regados a muitos quitutes e bebidinhas, e nesses casos podemos ainda nos deliciar com as ruidosas tradições familiares italianas e gregas. O ensolarado Sob o Sol de Toscana também é um bom exemplo de que pessoas mesmo muito diferentes podem ser tocadas pela força aglutinadora de um alimento temperado com amor.


                          




A comida também marca pára sempre o coração de uma criança que recebe do avô a arte dos temperos, dos pequenos detalhes, da força da sensibilidade. Ele explica a Vida através das variadas especiarias. Para cada prato um sabor, para cada momento da Vida um sentimento, este é o enfoque do delicado O Tempero da Vida, com a beleza das paisagens da Grécia e de Istambul.




A Páscoa de GWYNETH PALTROW


Gwyneth é tida como cozinheira de primeira, ela divide no livro My Father's Daughter ("A Filha de Meu Pai", em tradução livre) uma deliciosa coleção de receitas, ao todo 150 sugestões  de pratos, entre sanduíches, sopas, saladas, pratos principais e sobremesas.  Neste livro ela celebra a alegria de preparar refeições para os entes queridos, uma paixão que aprendeu com seu pai. Claramente a influência do pai da atriz - o diretor de cinema Bruce Paltrow, está em cada entrelinha da produção e ela até admitiu que o escuta enquanto se aventura na cozinha.













A festa de Babette 


A festa de Babette, uma frágil mulher que muda o comportamento de uma cidade inteira preparando um banquete no mínimo perfeito, regado a vinhos meticulosamente harmonizados, sobremesas que podiam ser consideradas quase que uma forma de elevação espiritual através da comida. Tenho para mim que foi esse mesmo o intuito dos idealizadores do filme. 
Apresentando pratos típicos da culinária francesa, o filme mostra as mais requintadas combinações de sabores e reflete como os sentimentos e amor à gastronomia fazem a diferença quando são postos à mesa. Babette se permite o máximo. Viaja em seus próprios desejos ao preparar e servir, com toda pompa e sofisticação, um Blinis Demidoff au Caviar, Codorna Recheada com foie gras e trufas negras dentro da massa folhada, além de saladas, queijos, frutas frescas, sobremesas divinais. Todos os pratos, evidente, devidamente harmonizados com vinhos, champagne. 



Potinhos de frutas assadas

Bananas maduras e nozes crocantes quase esquecidas no pote. Daí surge uma deliciosa sobremesa. Ideal para dias frios, porque é servida bem quentinha, mas é ideal também para dias de muita preguiça, porque é fácil demais de preparar.
INGREDIENTES: (para 4 porções):
  • 4 bananas ou 3 maçãs ou 3 peras, ou uma combinação de frutas bem maduras, daquelas que você já tem vontade de jogar fora
  • Suco de meio limão
  • 1 colher de sopa rasa de rapadura ralada (você pode até usar açúcar orgânico, mas a rapadura ralada oferece um resultado mais saboroso)
  • 1 colher de sopa rasa de canela
  • 1 colher de sopa de manteiga amolecida
  • 1 xícara de nozes crocantes picadinhas
Modo de Preparar:
Numa travessa funda misture as frutas bem picadinhas, limão, rapadura, canela e a manteiga. Mexa muito bem. Unte 4 mini refratários e distribua a mistura de frutas entre eles.
Cubra a mistura de frutas com as nozes picadinhas e asse em forno médio por cerca de 20 minutos. Sirva ainda quente, acompanhado de creme batido ou sorvete de baunilha.

Nozes Crocantes:

Deixar as pecãs de molho antes de assar lentamente deixa seu sabor característico ainda mais acentuado e perfeito. Deixá-las de molho também ativa suas enzimas, o que as torna ainda mais nutritivas.
Ingredientes:
  • 4 xícaras de nozes pecã sem casca (isso vale para qualquer tipo de nozes ou castanhas)
  • 2 colheres de chá de sal marinho
  • Água filtrada
Modo de preparar:
Misture as pecãs com o sal e junte água filtrada suficiente para cobri-las. Deixe num local abrigado por pelo menos uma noite inteira até 24 horas (Dentro do forno desligado ficam protegidas de eventuais poeiras). Escorra a água pela peneira e retorne para a assadeira, espalhando-as uniformemente e coloque no forno mínimo – se puder, no mínimo com a porta entreaberta – até que elas fiquem completamente secas e crocantes. Fica uma delícia para ser consumida morninha, mas se não for usar tudo, guarde o restante num recipiente bem fechado.
Variações: você pode preparar o mesmo crocante com nozes, amêndoas, amendoins, macadâmias, castanhas portuguesas, etc…

Creme Batido

INGREDIENTES: 
  • 500mL (uma garrafinha) de creme de leite fresco (de preferência cru e orgânico)
  • 1/3 de xícara de iogurte natural integral
  • 2 colheres de chá de rapadura ralada ou mel ou melado de cana
  • 1 colher de chá de extrato natural de baunilha
Modo de Preparo:
Junte todos os ingredientes numa travessa funda e bata com a batedeira ou mixer até atingir a consistência de chantilly (leva de 1 a 2 minutos apenas). Use o chantilly normalmente, para acompanhar deliciosos morangos orgânicos, sorvetes caseiros, o bolo de cacau e qualquer outra gostosura que passar pela sua cabeça.


Ratatouille
 

Na nova aventura animada RATATOUILLE, um rato chamado Remy sonha em se tornar um grande chef francês, mesmo contra os desejos de sua família e do óbvio problema de ser um rato em uma profissão totalmente inapropriada para roedores. Quando o destino o leva aos esgotos de Paris, Remy se vê na situação ideal, bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau. Apesar dos aparentes perigos de ser um inadequado – e certamente indesejado – visitante na cozinha de um fino restaurante francês, a paixão de Remy pela arte culinária não demora a colocar em marcha acelerada uma engraçadíssima e eletrizante corrida de ratos que invade o mundo da culinária parisiense. Remy então se sente dividido entre sua vocação e a obrigação de voltar para sempre à sua prévia existência de rato. Ele aprende a verdade sobre amizade, família e entende que sua única opção é a de aceitar quem ele é realmente: um rato que deseja ser chef de cozinha. 


Veja como preparar o ratatouille: 

Ingredientes 

3 tomates 
abobrinhas 
berinjelas 
alho 
Basilicão ou salsa 
sal e pimenta 

Modo de preparo 
Utilize uma quantidade igual de tomate, abobrinha e berinjela. Lave e corte em fatias grossas. 
Coloque numa panela alta uma pequena quantidade de azeite de oliva. Faça camadas começando com a berinjela, o tomate e, por último, a abobrinha. Repetir até que a panela esteja quase cheia. 
Adicione o alho e o basilicão entre as camadas. 
Tempere com um pouco de sal e pimenta. 
Cubra e cozinhe em fogo baixo até que os vegetais estejam tenros. 


E fechando o ciclo não poderia esquecer 
Parente... É Serpente
A Época da Inocência 
O Cheiro do Papaia Verde  
O Amor Está na Mesa
Vatel - um Banquete para o Rei 
O Filho da Noiva 
Um Casamento à Indiana  
O Tempero da Vida 
Fuso Horário do Amor 
Maria Antonieta 
Volver 
Está Chovendo Hambúrguer  
Tampopo – Os Brutos Também Comem Spaghetti,
Delicatessen, 
Toast , 
Antique, 
Comer, Beber e Viver, 
Vatel,  
Tomates Verdes Fritos. 
Tapas (ESP)
A Comilança (IT/FR)
A Grande Noite (EUA)
Alimento da Alma (EUA)
A Mulher do Padeiro (FR)
Tomates Verdes Fritos (EUA)
Sabor da Paixão (EUA)
Quem Está Matando os Grandes Chefs da Europa? (FR/IT/EUA)
Os Brutos Também Comem Espaguete (JP)
As Férias da Minha Vida (EUA)
Caminhando nas Nuvens (EUA)
As Luzes de um Verão (VIETNÃ/FR/AL)
Comer, Rezar e Amar
Jantar Com Amigos (EUA)
Herencia (AR)
Historias de Cozinha (NO/SU)
Mondovino (AR/FR/IT)
O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante (FR/UK/HO)
O Jantar (IT/FR)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia