terça-feira, 24 de abril de 2012

CLAUDIA CASA COMIGO: COMO DEVO DECORAR E ARRUMAR A CASA- I

SALAS


1. Ambientes pequenos e compactos:


Salas
A sala de estar, como o próprio nome diz, é um espaço no qual é fundamental gostar de estar. Receber os amigos, ler um bom livro, assistir à televisão, bater um papo ao telefone, jogar cartas - esse ambiente da casa, aceita inúmeras atividades, mesmo quando têm medidas compactas. Para tanto, conforto e praticidade são palavras-chave ao montar a sua sala, pois nestes pequenos espaço não se pode cometer exageros.



[foto casa abril]
Nesta sala, o colorido é pontual. Cadeiras leve e transparente (esta em amarela), são sempre bem-vindas em espaços pequenos, pois podem se locomover facilmente, oferecendo assento para os convidados  . O rack vazado concentra aparelhos de DVD, receiver e caixas acústicas e a TV.  A porta de correr nunca atrapalha a passagem e estende um ambiente a outro, conjugando-os . Se não há lugar para mais estofados, vale investir em um sofá confortável. Este possui espaldar e braços baixos, para não pesar no ambiente e foram colocadas almofadas decorativas bem coloridas. Ao lado dele, a mesinha de madeira maciça, com apenas 25 cm de largura, vira uma aliada na hora de assistir TV ou receber os amigos – ela deixa controles remotos à mão e também acomoda copos e aperitivos.
A pintura aqui ficou bem suave, deixando as paredes refletirem luz ao ambiente. 


 
[foto dicas de decoração]
Móveis que não oferecem obstáculo à circulação valem ouro em espaços exíguos. Também conta pontos ser leve, ter medidas compactas e não ocupar grande volume visual. Esta sala é um exemplo perfeito disso. A mesa, com um visual leve, mistura vidro e perfis metálicos em aço polido e funciona como home office. A berger tem linhas arredondadas é compacta, segue a mesma linha padrão. Optou-se por uma cor cinza, mas que foi usada apenas nas paredes mais sombrias do ambiente, o que não pesa na decoração.  


[foto casa abril]
Os móveis da década de 1940, além de serem muito apreciados pela época, sem dúvida são leves pelas linhas retas e finas. Uma ótima opção para quem não tem espaço para uma estante de livros é usar um móvel baixinho, como o da foto acima, por toda a extensão do ambiente, pois aproveitará espaço para armazenar os livros, som, adornos e até mesmo este poderá ser usado como assento numa reunião com mais pessoas, com a vantagem de não encher muito a sala visualmente. O branco neve é a tinta mais perfeita para este tipo de deocoração, pois é totalmente neutra junto a estes móveis de estilo.



[foto sofá cama american comfort]
Peças versáteis ajudam no momento em que é preciso dar outras funções à sala de estar. O sofá  é um exemplo disso: dobrável, ele se transforma em cama e pufe.  Ele é perfeito para passar horas assistindo um bom filme ou para receber visitas que vão se hospedar na sua casa. Uma mesa de centro de acrílico dá leveza ao ambiente usada com este sofá.



[foto casa jardim]
Esta decoração de atmosfera masculina privilegia tons sóbrios e móveis de bom desenho. O cinza da parede é a cor que– apesar de ser um tom frio, se revela aconchegante ao fazer parceria com outros tons e texturas. Basta um só canto da sala para colocar todas as peças ''avulsas'', pois nas demais, ficam apenas os assentos e mesas.



[foto casa abril]
Esta decoração feminina e delicada, ganhou detalhes em tecidos românticos e peças multi-uso. Os móveis foram colocados junto as paredes liberando a área de circulação e dando a impressão do ambiente ser maior. Vantagem para quem gosta de receber, pois quando chegam os convidados, fica fácil deslocar o puff  e cadeiras da sala de jantar, se necessário. No móvel aparador laqueado estão todos os aparelhos eletrônicos e foi deixado aqui um vão para encaixar o puff enqnato não está sendo usado. Na lateral do sofá, a mesa-bandeja se desloca para o centro quando há visitas e é muito prático para apoiar petiscos e bebidas.



[fotos casa abril]
Nesta sala foram explorados os tons de amarelo, rosa e dourado, sobre uma base neutra nas paredes, sofá e cortinas. As mesinhas de acrílico transparente, além de fazerem o papel de banquetas, são uma boa opção para aproveitar melhor o espaço sem pesar no visual do ambiente. Para melhorar a distribuição dos ambientes, o móvel do home cine dividiu as áreas do o estar e do jantar. Aqui optou-se pela instalação de uma persiana e reposteiros retos nas laterais para não dar volume. 



[de Fernando Jaeger]
A estante Eixo (à cima), entra em cena, já que é estreita e pouco volumosa em pequenos espaço.

[foto 100 dicas]
Quando além de espaço pequeno, a verba para decorá-lo está curta, nada como generosas doses de criatividade para resolver. Um exemplo disso é o tapete do estar: ele é formado por um conjunto harmonioso de 12 tapetinhos de tear costurados. Em vez de reformar o sofá, uma capa de sarja peletizada resolve a questão de maneira mais econômica. 


Numa base giratória de inox presa ao móvel, a TV atende à sala de estar e ao home theater. Por sinal, esse segundo ambiente também acomoda os hóspedes eventualmente. Para suavizar esse bloco, instalou-se uma sanca de 90 cm de largura. Dela, vem a luz que destaca o painel laqueado. 


O jovem proprietário deste apartamento fez questão de dedicar sua atenção à sala de estar, já que costuma receber amigos para assistir aos jogos de futebol. Assim, para propiciar bons momentos em frente à TV, uma tela de fibra filtra a luz da janela. Do outro lado, o painel laqueado de correr, do chão ao teto, fecha a passagem para o quarto sem roubar espaço. 

[foto 100 dicas]
As formas clássicas das poltronas medalhão foram atualizadas pelo designer Philippe Starck, que as criou em policarbonato. A transparência as deixa leves, suaves e contemporâneas.


Os espelhos são aliados na ampliação visual de espaços reduzidos.
Para duplicar todo o ambiente e aproveitar melhor a iluminação natural, um painel de espelhos de 3,10 x 2,35 m é a moldura da tela de LCD, com 6 mm de espessura.
                                                                                                
  DICAS                                                                                                       


. A maioria das paredes em tom bem clarinho e se quiser colorir o ambiente usando tinta, opte por pintar 
em tom mais forte e/ou alegre somente uma das paredes e de preferência uma parede em destaque, como 
uma parede de circulação ou outra que não ''peça'' quadros, como as ao fundo dos sofás. As paredes onde  se localizam as janelas, são bastante interessantes para se pintar com cores vivas ou escuras, pois estarão contra a luz e não impediram a reflexão da mesma                                                                                                             :)
. Pintar todas as paredes de um ambiente pequeno ou com pouca iluminação, além de escurecer ainda mais, vai diminuí-lo drasticamente.                                                                                                                                           :(
. Sofá claro e de preferência com tecidos lisos ou com com estampas bem discretas.                                         :)
. Sofá com um dos braços ''coladinho'' nas paredes, é totalmente inadequado e um erro muito comum nos ambiente compactos, tente evitar.                                                                                                                                             :(
. Mesas laterais do tipo bandeja, são muito práticas tanto para completar cantos dos sofás, como para servirem de apoio a bebidas e comidas que serão servidas numa reunião.  Toda peça multi uso é uma opção perfeita para espaços reduzidos.                                                                                                                                    :)
. Mesas espelhas e  de vidro também são uma boa opção, pois não fazem volume ao ambiente pequeno. :)
Apartamento pequeno não combina com cortina volumosa.                                                                                       :(
Capas conservam sofáspara manter seu sofá sempre renovado, invista em capas: laváveis, podem ser trocadas com facilidade. Além disso, preservam o tecido original. A melhor opção é uma capa de sarja na base com veludo devorée (estampado em relevo por técnica de corrosão) nas almofadas.                             :)
. Espelhos: são ótimos aliados das salas pequenas, pois ampliam visualmente os ambientes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia