quarta-feira, 13 de junho de 2012

COMO, SESSÃO COMO: PARTE II/ MANGÁ/ MANGA/ 漫画 / ORIGEM: Oricom Shohatsu

                                            


COMO FORAM FEITOS E COMO FAZER MANGÁS


Mangás, será que a moda vai mesmo pegar?
EM MUITOS LUGARES, JÁ PEGOU SIM ''SENHÔ''...


BREVE HISTORINHA DE COMO SURGIRAM


Muito populares em todo o mundo, os mangás são histórias em quadrinhos de origem japonesa que possuem um estilo particular e peculiar de desenhos, estrutura e temáticas. 
Apesar de parecer uma arte moderna e atual, os mangás são feitos no Japão a décadas relatando um pouco de sua história e cultura a cada narrativa. Em geral, possuírem histórias voltadas para o místico e o surreal, envolvendo anjos, demônios, monstros, magias e até mesmo religião em sua composição. 
Quanto ao estilo de desenho, podemos identificar o estilo mangá por ter traços mais leves (muitas vezes a boca e o nariz são representados por pequenos riscos ou pontos. Há alguns casos que estes elementos nem estão presentes nos personagens, como é o caso dos mangás voltados para o público infantil). Merecem destaque os olhos e os cabelos dos personagens, uma vez que são características marcantes dessa arte. O exagero neste dois elementos é evitando (olhos sempre grandes e com brilho e cabelos coloridos com cortes peculiares) fazendo com que os personagens das histórias sejam sempre únicos e ganhem o carisma do público.
Veja abaixo um tutorial passo a passo de como desenhar mangá e mais informações a respeito desse estilo. Ao contrário doque muitos pensam, o estilo mangá não é um tipo de desenho que pode ser realizado "a olho", ou seja, não é algo que possa ser executado com perfeição sem o uso das técnicas apropriadas.


Segundo a Wikipédia,mangá (português brasileiro) ou manga (português europeu) (漫画 manga, literalmente história(s) em quadrinhos) é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Sua origem está no Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá. Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações. O mangá (português brasileiro) ou manga (português europeu) (
Os mangás têm suas raízes no período Nara (século VIII d.C.), com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Eles associavam pinturas e textos que juntos contavam uma história à medida que eram desenrolados. O primeiro dessesemakimono, o Ingá Kyô, é a cópia de uma obra chinesa e separa nitidamente o texto da pintura.
A partir da metade do século XII, surgem os primeiros emakimono com estilo japonês. OGenji Monogatari Emaki é o exemplar de emakimono mais antigo conservado, sendo o mais famoso o Chojugiga, atribuído ao bonzo Kakuyu Toba e preservado no templo de Kozangi emKyoto. Nesses últimos surgem, diversas vezes, textos explicativos após longas cenas de pintura. Essa prevalência da imagem assegurando sozinha a narração é hoje uma das características mais importantes dos mangás.
No período Edo, em que os rolos são substituídos por livros, as estampas eram inicialmente destinadas à ilustração de romances e poesias, mas rapidamente surgem livros para ver em oposição aos livros para ler, antes do nascimento da estampa independente com uma única ilustração: o ukiyo-e no século XVI. É, aliás, Katsushika Hokusai o precursor da estampa de paisagens, nomeando suas célebres caricaturas publicadas de 1814 à 1834 em Nagoya, cria a palavra mangá — significando "desenhos irresponsáveis" — que pode ser escrita, emjaponês, das seguintes formas: Kanji (漫画?), Hiragana (まんが?), Katakana (マンガ?) e Romaji(Manga).
Os mangás não tinham, no entanto, sua forma atual, que surge no início do século XX sob influência de revistas comerciais ocidentais provenientes dos Estados Unidos e Europa. Tanto que chegaram a ser conhecidos como Ponchie (abreviação de Punch-picture) como a revista britânica, origem do nome, Punch Magazine (Revista Punch), os jornais traziam humor e sátiras sociais e políticas em curtas tiras de um ou quatro quadros.
Diversas séries comparáveis as de além-mar surgem nos jornais japoneses: Norakuro Joutouhei (Primeiro Soldado Norakuro) uma série antimilitarista de Tagawa Suiho, e Boken Dankichi (As aventuras de Dankichi) de Shimada Keizo são as mais populares até a metade dos anos quarenta, quando toda a imprensa foi submetida à censura do governo, assim como todas as atividades culturais e artísticas. Entretanto, o governo japonês não hesitou em utilizar os quadrinhos para fins de propaganda.
Sob ocupação americana após a Segunda Guerra Mundial, os mangakas, como os desenhistas são conhecidos, sofrem grande influência das histórias em quadrinhos ocidentais da época, traduzidas e difundidas em grande quantidade na imprensa cotidiana.
Nessa época, mangás eram bastante caros, começaram a surgir compilações em akahons (ou akabons, livros vermelhos), livros produzidos com papel mais barato e capa vermelha e do tamanho dos cartões postais .
É então que um artista influenciado por Walt Disney e Max Fleischer revoluciona esta forma de expressão e dá vida ao mangá moderno: Osamu Tezuka. As características faciais semelhantes às dos desenhos de Disney e Fleischer, onde olhos (sobretudo Betty Boop), boca, sobrancelhas e nariz são desenhados de maneira bastante exagerada para aumentar a expressividade dos personagens tornaram sua produção possível. É ele quem introduz os movimentos nas histórias através de efeitos gráficos, como linhas que dão a impressão de velocidade ou onomatopeias que se integram com a arte, destacando todas as ações que comportassem movimento, mas também, e acima de tudo, pela alternância de planos e de enquadramentos como os usados no cinema. As histórias ficaram mais longas e começaram a ser divididas em capítulos.
Em 1947, Tezuka criou publicou no formato akahon, um mangá escrito por Sakai Shichima, Shin Takarajima (A Nova Ilha do Tesouro), um título de grande de sucesso que chegou a vender 400 mil exemplares. [2]
Osamu Tezuka produz através de seu próprio estúdio, o Mushi Production, a primeira série de animação para a televisão japonesa em 1963, a partir de uma de suas obras: Tetsuwan Atom (Astro Boy). Finalmente a passagem do papel para a televisão tornou-se comum e o aspecto comercial do mangá ganhou amplitude, mas Tezuka não se contentou com isso. Sua criatividade o levou a explorar diferentes gêneros — na sua maioria, os mangás tinham como público-alvo as crianças e jovens —, assim como a inventar outros, participando no aparecimento de mangás para adultos nos anos sessenta com os quais ele pôde abordar assuntos mais sérios e criar roteiros mais complexos. Ele também foi mentor de um número importante de mangakas como Fujiko & Fujio (dupla criadora de Doraemon), Akatsuka FujioAkira "Leiji" MatsumotoTatsuo Yoshida (criador de Speed Racer) e Shotaro Ishinomori.
Assim, os mangás cresceram simultaneamente com seus leitores e diversificaram-se segundo o gosto de um público cada vez mais importante, tornando-se aceitos culturalmente. A edição de mangás representa hoje mais de um terço da tiragem e mais de um quarto dos rendimentos do mercado editorial em seu país de origem. Tornaram-se um verdadeiro fenômeno ao alcançar todas as classes sociais e todas as gerações graças ao seu preço baixo e a diversificação de seus temas. De fato, como espelho social, abordam todos os temas imagináveis: a vida escolar, a do trabalhador, os esportes, o amor, a guerra, o medo, séries tiradas da literatura japonesa e chinesa, a economia e as finanças, a história do Japão, a culinária e mesmo manuais de "como fazer", revelando assim suas funções pedagógicas.








COMO CRIAR MANGÁS












            













Ficheiro:Manga colored.svg




Ficheiro:Bright anime eye.svg      












                 



Estilos

Esboços de rosto.
Para os japoneses as histórias em quadrinhos são leitura comum de uma faixa etária bem mais abrangente do que a infanto-juvenil. A sociedade japonesa é ávida por leitura e em toda parte vê-se desde adultos até crianças lendo as revistas. Portanto, o público-consumidoré muito extenso, com tiragens na casa dos milhões e o desenvolvimento de vários estilos para agradar a todos os gostos.
Por isso os mangás são comumente classificados de acordo com seu público-alvo.
Histórias onde o público alvo são meninos — o que não quer dizer que garotas não devam lê-los — são chamados de shounen (garoto jovem, adolescente, em japonês) como One PieceNarutoBleach etc. e tratam normalmente de histórias de ação, amizade e aventura.
Histórias que atualmente visam meninas são chamadas de shoujo (garota jovem em japonês) e têm como característica marcante as sensações e sensibilidade da personagem e do meio (também existem garotos que leem shoujo.) como Nana.
Além desses, existe o gekigá, que é uma corrente mais realista voltada ao público adulto (não necessariamente são pornográficos ou eróticos) como, por exemplo Lobo Solitário e ainda os gêneros seinen para homens jovens e josei para mulheres. Os traços típicos encontrados nas histórias cômicas (olhos grandes, expressões caricatas) não são encontrados nessa última corrente.
Existem também os pornográficos, apelidados hentai. As histórias yuri abordam a relação homossexual feminina e o yaoi (ou Boys Love) trata da relação amorosa entre dois homens, mas ambos não possuem necessariamente cenas de sexo explícito.
Os edumangás que são mangás didáticos voltados para o ensino de diversas matérias.
File:Manga.png


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                                  Ficheiro:Mt-fredart-megatokyo.png





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Como desenhar mangá passo a passo
Para quem deseja desenhar um mangá, o ara quem deseja desenhar um mangá, o primeiro passo é ser um conhecedor desta técnicas, são métodos simples que podem ser desenvolvidos com o auxílio de compassos e réguas (com o tempo o uso desses materiais se torna menor ou desnecessário). 
Comece o desenho efetuando um círculo no centro da folha, ele corresponderá ao crânio do personagem, então faça-o do tamanho que você deseja que o rosto de seu personagem fique. 
Em seguida, utilize a régua para traçar um risco dividindo-o me 4 partes iguais. Tanto os riscos como o círculo são somente "orientadores" para que você consiga obter a proporcionalidade em seu desenho, são apenas uma base, contudo estes devem ser traçados suavemente no papel para que possam ser apagados posteriormente. 
  1. 2  O segundo passo é criar a estrutura do rosto e aplicar detalhes a esta. Para isso trace os traços correspondentes ao queixo do personagem utilizando o círculo como base.
    Orientando-se pela linha horizontal que você traçou no círculo, efetue o desenho dos globos oculares do personagem. Na linha vertical posicione a boca e o nariz (você poderá utilizar a imagem de um desenho mangá já pronto para utilizar como referência.
    Trace uma linha mais forte sobre os riscos que permanecerão no desenho e apague os que foram utilizados somente para a orientação.
    Desenhe os detalhes dos olhos como: brilho, cílios e sobrancelhas. Por último desenhe as orelhas e o cabelo do personagem.
  2. 3
    Uma vez que o rosto do personagem já foi desenhado esta na hora de desenvolver o desenho do corpo.
    O mesmo procedimento de linhas e círculos de proporcionalidade será usado. Contudo, você deve fazer um círculo grande para a parte dorsal do personagem e círculos menores para as juntas (cotovelos, pulsos, joelhos, ombros e tornozelos) ligue os círculos um ao outro fazendo o uso de linhas formando desta forma os membros superiores e inferiores. Passe um traço mais forte sobre os riscos que permanecerão e apague os traços utilizados para base. Aplique o desenho da roupa sobre o corpo com se fosse um manequim, seguindo o posicionamento do mesmo (você também poderá usar um desenho ou uma foto para usar como referencia no momento do desenho da roupa).
    Esses são os principais passos para se fazer um desenho em mangá, basta segui-los variando poses e adicionando aspecto de movimento e expressão aos personagens, o que você irá adquirir com tempo e prática. 
                                           

                                          


                                           

                                           

                                      
                                           

                                                     

                                       

                                               

                                           

                                     

                                     

                                
                                 

                                          
                                            

                                 



                                     

         

                          

                                   



                                                 
                                                

                                                     

                                                   

                                                  



                                                   



                                              
                                              


                                             

                                              

 
                                         

 
                                     

 
                                        

                                            


                                                     
 

                                                
                                                

 
                                             

                                   

SHOUJO


Shojo, ou Shôjo, ou Shoujo (do japonês 少女, menina) é um termo usado para referir animes e mangás para (a maioria) garotas, entre 10 e 18 anos. Os mais conhecidos no Ocidente são os romances ou comédias românticas que normalmente envolvem personagens da mesma idade do público alvo (adolescentes). Entretanto, também é possível encontrar shoujo mangás que tenham conteúdo adulto, histórico, de ficção científica ou terror, por exemplo.


                       

3 comentários:

  1. "esse desenhos muito top e lindos" !!!!
    :)

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  2. Bom tema. Mas escolha dos desenhos (com exceção dos didáticos, que foram excelentes)não foi muito boa.
    A maioria foram feitos por fan-art o que os torna distorcidos ou não fieis aos mangás e animes de origem. Alguns são escancaradamente de amadores e iniciantes.
    Mas muito lindo a sua iniciativa!!!

    Pra quem quiser referências bons sites para animes e mangás online e gratuitos:
    Anitube >> http://anitube.xpg.uol.com.br/videos/basic/tr
    Central de Mangás >> http://centraldemangas.com.br/

    E só uma observação para alguns dos animes/mangás das imagens citadas tem-se:

    Chobits
    Sakura Card Captors
    Naruto
    Vocaloid (que não é mangá mas sim um jogo/banda com mesmo estilo de traço)
    Merupuri
    ... e tem a capa de um filme Chinês tambémque se chama Espada Borboleta traduzindo para português


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