terça-feira, 26 de maio de 2015

Cupcake tortinha de limão


         
A minha relação com o blog está difícil. Me programei para um Carnaval fantástico com muitas receitinhas e dicas mas infelizmente o Sr. Pudim passou mal e eu pirei. Nunca pensei que o sistema de saúde estivesse tão falido e me apeguei a tola sombra de peneira da Unimed achando que estávamos bem protegido mas não. Doce e venenosa ilusão! Entre médicos plantonistas sem residência, falta de técnicos para exames essenciais pois estavam em "recesso de carnaval", baratas e aranhas nos hospitais tidos como modelo eu comecei a repensar em virtudes que não mais existem,  em honestidade, bom senso e no descaso com a vida, pensar em quão somos frágeis. Chegaram ao absurdo de dar um diagnóstico gravíssimo (meningite ou tumor) e receitar gardenal ao meu marido quando na verdade ele não tinha nada. Ele apenas desmaiou por estar com a pressão muito baixa e ter coração de atleta (o que ele de fato é). Graças a D´us ainda existem médicos maravilhosos que abdicaram do Carnaval para salvar uma vida! Hoje estou feliz e finalmente com o meu maridão em casa ao meu lado prontinho para receber muito carinho. Depois do show de lamentações e desabafos vamos a uma receitinha doce e gostosa como a vida deve ser.
Cupcake tortinha de limão
Rendimento 12 unidades forminha 0B
Ingredientes
- 1/2 xícara de manteiga
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos grandes
- 3/4 xícara de leite acrescido de 2 colheres de suco de limão
- Raspas de 2 limões (usei siciliano)
- 2 colheres de limoncello (pode substituir por extrato de baunilha ou limão ou colocar os dois)
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento
Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Misture a farinha, o fermento e peneire 2 vezes.
2) Em uma tigela de batedeira misture o açúcar com a manteiga. Bata em velocidade média por 2 minutos.
3) Acrescente os ovos 1 a um batendo por 1 minuto após cada adição. Misture o limoncello e o leite e bata bem por mais 1 minuto.
4) Adicione a farinha e bata por 1 minuto. Pare raspe as laterais e bata por mais 30 segundos.
5) Preencha 3/4 de cada forminha e leve para assar na grade do meio e bem no meinho do forno. Asse por 15-20 minutos ou até que o palitinho saia limpo (truque do palitinho), ou até que o cupcake esteja firme ao toque.
6) Tire do forno e deixe na própria forma por 5 minutos. Transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento.

Recheio de limão
Ingredientes
- 200ml de leite condensado
- 100ml de suco de limão (siciliano ou tahiti de preferência o mesmo que você usou para as raspinhas)
Modo de preparo: Misture bem os dois ingredientes e leve a geladeira por 15 minutos. recheie os cupcake somente depois que estiverem totalmente frios.

Cobertura de Merengue Italiano
Ingredientes
- 2 claras
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/4 xícara de água
- 2 colheres de açúcar
- 2 colheres extrato de baunilha (se quiser pode substituir por suco de limão)
- Material: Termomêtro de calda, saco de confeitar, bico 126 da Wilton e maçarico culinário.
Modo de preparo
1) Junte a água e a 1/2 xícara de açúcar e leve ao fogo baixo até dissolver. Mantenha o fogo baixo e deixe ferver até atingir 120° ou ponto de bala firme. Se você não tiver o termômetro demora uns 10 minutinhos e você pode testar colocando um pouco da calda em um copo com água fria. Com a ajuda dos dedos faça uma bolinha com a calda que deve ser bem firme.
2) Enquanto isso bata as claras em neve com as 2 colheres de açúcar até obter picos. Bata bem por uns 7 minutos.
3) Ainda com a batedeira ligada adicione a calda de uma só vez batendo em velocidade alta até o merengue esfriar (uns 7 minutos aproximadamente).
4) Acrescente a baunilha. Bata um pouquinho só para misturar.
5) Coloque o bico no saco, preencha com merengue e decore como quiser. Depois é só dar uma leve tostadinha com o maçarico.

P.s. Achei no youtube um vídeo "meia boca" mas explicadinho de como fazer essas rosas com o bico pétala (126 é um deles). Eu não uso suporte eu faço direto no cupcake. É bem fácil! Aqui vai o vídeo.

Metade da maldade

Via: http://quefofurice.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia