sábado, 8 de agosto de 2020

Direto da Toscana, “buchettes”, bem vindo a vida nao como ela é, mas como ela está

Visitar uma cidade de arte italiana é uma experiência fascinante, pois permite que você faça uma viagem entre o passado e o presente cada vez diferente. Há realmente para se divertir, porque ao lado de prestigiosos museus e igrejas que hospedam obras comemoradas em todo o mundo, estes lugares extraordinários para a história e a cultura preservam também pequenas coisas especiais, como estilos urbanos ou elementos arquitetônicos únicos, incomuns em outros lugares

 As 'janelas de vinho' medievais da Toscana reabriram para servir vinho, Aperol Spritz, gelato e café em uma tradição que remonta aos tempos da Peste Negra.

Quando a Itália entrou em confinamento em fevereiro, o país se uniu para combater a COVID-19. Cantores e músicos de ópera encantaram os vizinhos de suas varandas, enquanto bandeiras do arco-íris pendiam das janelas com as palavras "andrá tutto bene" - tudo ficará bem.

Em Florença, os proprietários criativos de restaurantes e bares agora se inspiraram em uma peculiaridade arquitetônica medieval para manter seus negócios e o espírito da cidade vivos. De acordo com a Wine Window Association de Florença, várias "janelas de vinho" se abriram em toda a cidade - algumas pela primeira vez na memória viva.

As janelas de vinho, ou buchette del vino, são pequenas escotilhas que foram originalmente usadas para vender vinho excedente diretamente para a classe trabalhadora de Florença.

"As pessoas podem bater nas pequenas persianas de madeira e encher suas garrafas diretamente das famílias Antinori, Frescobaldi e Ricasoli, que ainda hoje produzem alguns dos vinhos mais conhecidos da Itália"'- revela Matteo Faglia, presidente da Wine Window Association.

As janelas de vinho são exclusivas da Toscana, mas muitas vezes passam despercebidas

Essas janelas de vinho são exclusivas de Florença e da Toscana, e já foram parte normal da vida cotidiana. Ofuscadas pelas maravilhas renascentistas da Galeria Uffizi e pela beleza do Duomo, elas são uma parte muito esquecida da arquitetura florentina.

Uma peculiaridade toda florentina são as "buchette", aberturas arqueadas nas fachadas dos edifícios antigos, muitas vezes perto do portão de entrada. Ao contrário de “gobbe” e “nasoni”, essas estranhas janelinhas de pedra - pequenas e baixas demais para olhar de fora e agora em grande parte muradas - mais frequentemente passam despercebidas para os florentinos e os turistas, ou são sumariamente classificadas como tabernáculos. Parece incrível, porque elas são mais de cem e principalmente estão à vista nos palácios renascentistas orgulho da cidade, nas ruas percorridas diariamente por hordas de turistas. Mas como Edgar Allan Poe ensinou, são precisamente as coisas evidentes que estão fora do alcance da maioria.

Ligadas a palácios antigos e famílias nobres, as janelas de vinho podem ser vistas em torno de Florença, com muitas que remontam aos tempos medievais. Não existe uma lista oficial das Janelas de Vinho Florentino, pois elas nunca foram catalogadas em nenhum arquivo público do estado italiano, na região da Toscana, na cidade de Florença ou em nenhuma das instituições públicas que listam, e proteger os monumentos históricos da cidade.

Mais exatamente, eram os trabalhadores na adega do palácio que praticavam a venda direta: em um horário definido se batia na pequena porta, se perguntava a quantidade do vinho desejado e “vinaio” do conte ou do marquês passava, pela pequena porta, uma medição de vinho branco ou de "vermelhão" para o comprador na via pública: do produtor ao consumidor!


   A Wine Windows Association gostaria de proteger e prestar testemunho sobre a existência e o estado de preservação das Janelas Florentinas. Trabalhamos há meses em um censo do Windows que provavelmente ainda não está completo - os resultados podem ser vistos nas caixas abaixo e na página OMS e O QUE. Os números mudarão com o tempo, à medida que novos Windows forem descobertos e como indivíduos interessados ​​nos enviem novas informações e documentos, fotografias e evidências de Windows que ainda estão visíveis ou que foram encobertos.


   Nosso censo público das Janelas do Vinho não pretende ser exaustivo, mas à medida que as informações são acumuladas, alteraremos os mapas e os colocaremos na forma de arquivos pdf que podem ser baixados e impressos.


   Por enquanto, você pode ver quantas janelas existem e existem, de nossas indicações nos mapas que foram construídos usando o Google Maps. A maior concentração, obviamente, está no centro histórico de Florença, expandindo-se para o território circundante.

Mais de 150 janelas de vinho podem ser encontradas apenas nas antigas muralhas da cidade de Florença, e muitas outras na região. Um mapa completo pode ser encontrado no site da Buchette del Vino (https://buchettedelvino.org/home%20eng/maps.html ).

EM FLORENÇA

dentro das antigas muralhas da cidade 149

EM FLORENÇA

fora das muralhas da cidade velha 24

Como as leis de venda de vinho mudaram no início do século XX, as janelas de vinho gradualmente se tornaram extintas, e muitas de madeira foram perdidas permanentemente nas enchentes de 1966.

Agora, várias janelas de vinho foram reabertas pela primeira vez em gerações e estão sendo usadas para servir alimentos e bebidas de uma maneira socialmente distanciada.

As janelas de vinho agora também servem sorvete e café.

A sorveteria Vivoli, perto da Duomo e da Galeria Uffizi, possui uma dessas vitrines, que foram abertas para vender gelato e café.

Nas proximidades, turistas e moradores locais desfrutam de coquetéis de Osteria delle Brache na Piazza Peruzzi - servidos através de uma escotilha que é ideal tanto para boas fotos para o Instagram como COVID-friendly.

Do outro lado do rio, no Santo Spirito, o restaurante e bar de vinhos Babae serve taças de vinho pela janela de vinho a partir das 19h. - 20:00 todas as noites.

As janelas eram usadas para um propósito semelhante durante a Praga

Não é a primeira vez que essas janelas são usadas para impedir a propagação de doenças em Florença. Quando a praga italiana varreu o país na década de 1630, os historiadores notaram que os vendedores de vinho entendiam a importância do auto-isolamento e usavam as escotilhas por esse mesmo motivo. Em vez de receber o pagamento à mão, os vendedores passavam uma bandeja de metal pela janela e a desinfetavam com vinagre.

Tudo isso foi documentado pela Wine Window Association, criada em 2016 para ajudar a conscientizar os turistas e os moradores locais.

Os florentinos são justamente protetores dessas peças únicas da história, e a Wine Windows Association está em uma missão para preservá-las. Todas as janelas agora têm um status protegido, mas o vandalismo ainda é um problema.

O presidente da associação, Matteo Faglia, espera que, depois da COVID, as atitudes em relação às janelas do vinho comecem a mudar.


"Queremos colocar uma placa em todas as janelas de vinho, pois as pessoas tendem a respeitá-las mais quando entendem o que são e sua história".


Talvez as janelas de vinho façam parte do "novo normal" de Florença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia