segunda-feira, 2 de abril de 2012

Páscoa. Ideias simples, baratas e fáceis de fazer. (Como Fazer) /Easter/Pasqua/Pâques/Pasen/Ostern/пасха/Πάσχα

                                                 FAÇA VOCÊ MESMA


                

Coelhinho de Pompom

Esta é uma ideia para quem quer fazer coelhinhos. Desde o corpinho até o rabinho você pode criar coelhos, usando apenas uma lã bem grossa e com cores suaves.Para as orelhas, pode ser tanto feltro, como papel. Para o bigodinho, uma ideia simples é cortar 3 tiras de uma vassoura e olhinhos, costure miçangas vermelhas.
Lembre-se que o pompom da cabeça, deve ter os foi mais baixinhos e do resto pode ser bem fofinho.    
          


                    Serão três tamanhos de pompom, então os círculos devem ter a proporção de  1/cabeça, 1,5/corpo, 0,5/rabinho, vai depender do tamanho do coelhinho que vai fazer. 


Cenourinhas de Balas 


Bastam, papel celofane transparente, balinhas tipo ''Delicado'' ou jujubas, na cor laranja e uma sianinha ou fitinha de sua preferência.
Faça cones de papel, encha com as balinhas e amarre as pontinhas com a fita. Para dar mais ideia de cenoura, você poderá colocar papel celofane  na cor verde na pontinha da cenoura, antes de amarrar. 




Pirulito com cara de Coelhinho

É muito fácil, você só vai precisar de papel, fita e pirulito. 



Seguindo o molde, você só terá de escolher uma folha de papel bem bonita, ou até imprimir as folhas a baixo para recortar e colar sobre a embalagem que vem no pirulito. 
Pode colar só de um lado, mas também nas duas faces do pirulito, como quiser. Sugiro que se for para colocar para decorar uma mesa ou aparador,que você cole dos dois lados para ficar mais bonitinho, como no exemplo da foto abaixo. 
Bacaninha não é mesmo?!



Estes são de massa de biscoito e confeitados.


EVA com Pirulito






Molde

                    

                    
Pop cake, não tem nada mais fofinho e fácil de fazer. Você faz com migalhas de bolo ou panetone. Aproveite para fazer até quando 'aquela' receita habitual do seu bolo deu meio errado e ele ficou delicioso, mas esfarelando...vai surpreender a todos e fazer sucesso.
                      

                      

Receita de Pop Cake de Panetone (mais você)


ingredientes





  • 300 g de panetone esfarelado (3 xícaras de chá)
  • 2 colheres (sopa) de doce de leite
  • 2 colheres (sopa) de leite
  • chocolate meio amargo derretido para banhar
  • confeitos coloridos de sua preferência

modo de preparo






1°- Numa tigela junte 300 g de panetone esfarelado, 2 colheres (sopa) de doce de leite e 2 colheres (sopa) de leite e misture bem. Pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e espete no palito de churrasco. Leve ao freezer por 10 minutos ou 20 minutos na geladeira.
2°- Passe as bolinhas de panetone no chocolate meio amargo derretido, decore com confeitos coloridos de sua preferência e deixe secar. Sirva em seguida.
 Confeito e massa Americana

Bolo no Palito


ingredientes






  • 1 receita de bolo de chocolate
  • 1 lata de leite condensado
  • ½ lata de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) chocolate em pó
  • Granulados para enfeitar
  • Palitinhos de churrasco ou de pirulito
  • 1 barra (180 g) de chocolate meio amargo derretido

modo de preparo






Depois de esfriar desmanche o bolo de chocolate com os dedos formando uma espécie de farofa. Misture à essa farofinha um brigadeiro mole (feito com o leite condensado, creme de leite e o chocolate em pó). Não precisa cozinhar muito esse brigadeiro mole. Tem que ficar meio líquido mesmo.
Vá adicionando o brigadeiro mole (poderia ser substituído por doce de leite também!) à massa do bolo esfarelada até criar uma consistência que fica fácil para fazer bolinhas sem grudar na mão. Às vezes não é preciso usar toda a receita de brigadeiro mole. Por isso, coloque-o pouco a pouco!
Para fazer as bolinhas pegue uma porção da massa, aperte-a bem com a mão e então enrole bem até ficar bem redondinho. Leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, derreta o chocolate meio amargo por 30 segundos no micro-ondas. Deixe dissolver bem e espere amornar – mas sem ficar duro!!!
Retire as bolinhas da geladeira. Espete o palitinho no chocolate derretido e introduza-o delicadamente no cake pop. Depois é só banhar no mesmo chocolate, deixar escorrer bem o excesso e passar no granulado da sua preferência.
                  
Cake Pop

ingredientes

  • 1 bolo de chocolate simples
  • Leite condensado
  • Creme de leite
  • Chocolate meio amargo derretido
  • Granulado
  • Palitos de churrasco sem pontas

modo de preparo


  • Desfaça o bolo com os dedos, formando uma farofinha granulada. Acrescente pouco a pouco o leite condensado e creme de leite, para fazer uma mistura homogênea sem estar muito úmida. Uma parte de leite condensado para duas partes de creme de leite. E misture bem. Faça bolinhas com a massa e deixe no freezer por 40 minutos.
  • Banhe a ponta de cada palito no chocolate derretido e espete em uma bolinha de bolo. Banhe a bolinha no chocolate, retire o excesso, salpique granulado e deixe secar espetado em uma base de isopor. Dicas: Procure usar um bolo um pouco menos doce ou então diminua o açúcar na hora do preparo da receita escolhida.
Se preferir, utilize metade do chocolate amargo e metade ao leite.
Para assistir ao vídeo da receita, acesse: http://chocorango.blogspot.com/2010/10/chocolate-cake-pops-video-receita_21.html

                 
ingredientes





MASSA

Um bolo de chocolate pronto de sua preferencia

Doce de leite

Creme de leite

COBERTURA

Chocolate fracionado de boa qualidade branco ou preto


modo de preparo

ESFARELE O BOLO,O DOCE DE LEITE E O CREME DE LEITE SAO AS COLHERADAS.






O PONTO É DE ENROLAR.
VC PODE RECHEAR ,USE BALAS DE GOMA,CHOCOLATES...
PARA ADULTOS VC PODE RECHEAR COM GELEIA DE PIMENTA,BALA DE LICOR,USE A CRIATIVIDADE.
FAÇA BOLINHAS OU MODELE A GOSTO,LEVE AO FREEZER POR 1 HR.
RETIRE DO FREEZER ,DERRETA O CHOCOLATE ,BANHE O PALITO PROPRIO PARA PIRULITO NO CHOCOLATE E COLOQUE NAS BOLINHAS .
ASSIM ELAS NAO VAO SE SOLTAR NA HORA DE BANHAR.
BANHE NO CHOCOLATE E USE A CRIATIVIDADE NA HORA DE DECORAR,FAÇA A FESTA MUITA COR E SABOR.
RENDE MUITO!!!
                              
     









                   


Ovos de Patchwork
Precisando de algo criativo para presentear?
Que tal colocar o ovo de chocolate dentro destes ovinhos de isopor e cobertos de tecido?


                            




A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria [2] .
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.
OVOS DE PÁSCOA
 


De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.

Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.

Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.

A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.

A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

COELHO

 



O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.

Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos. 



CORDEIRO



O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.

Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.

Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.


CÍRIO PASCAL



É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".

Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.

O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.



GIRASSOL



O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.

O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.


PÃO E VINHO


O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.
Jesus já sabia que seria perseguido, preso e pregado numa cruz. Então, combinou com dois de seus amigos (discípulos), para prepararem a festa da páscoa num lugar seguro.

Quando tudo estava pronto, Jesus e os outros discípulos chegaram para juntos celebrarem a ceia da páscoa. Esta foi a Última Ceia de Jesus.

A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura" [3].
A páscoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade.
Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.



Colomba Pascal



O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.


SINO



Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações.

O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.



Quaresma

Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.

Óleos Santos


Na antiguidade os lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que essas substâncias lhes davam forças. Para nós cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.

Fontes:
[1] Baseado na Coleção Descobrindo a Páscoa, Edições Chocolate.
[2] A vitória da Páscoa, Georges Chevrot, Editora Quadrante, São Paulo, 2002
[3] Vida Eucarística, José Manuel Iglesias, Editora Quadrante, São Paulo, 2005







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia