quarta-feira, 2 de julho de 2014

RAKU, UMA ARTE PRECIOSA


Raku é uma técnica/forma de cozedura e pós cozedura de peças cerâmicas que envolve uma posterior "queima" das peças. Estas saindo do forno incandescentes (cerca de 1200 °C no máximo) são envolvidas em baldes cheios de serradura e automaticamente ardem e queimam. Caso a peça seja previamente vidrada, o resultado normalmente é um brilho muito característico e quase exclusivo do raku. Caso contrário, se a peça não estiver vidrada, depois de sair do serradura pode-se observar que fica completamente negra.

CHRISTOPHER
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MICHAEL LEE HOWLAND


                                                                                       CONTEMPORÂNEOS
                     
Via:

Wildmud Pottery And Sculpture

                                
             
                          
           Pièce obtenue par la technique Raku
Raku é um tipo de cerâmica japonesa, que é tradicionalmente usado na cerimônia do chá japonesa, na maioria das vezes sob a forma de taças de chá. É tradicionalmente caracterizado por ser em forma de mão, em vez de jogado é;vasos bastante porosas, que resultam de baixas temperaturas de cozedura, chumbo, esmalte a remoção de pedaços do forno enquanto ainda quente e incandescente. No processo tradicional japonesa, a peça raku disparado é removido do forno quente e deixa-se arrefecer no ar livre. A técnica conhecida de colocar os utensílios em um recipiente cheio de material combustível introduzido por Paul Soldner, não é uma prática tradicional Raku. Técnicas de Raku foram modificados por ceramistas contemporâneos a nível mundial.
                           
              Cuisson Raku : sortie des pièces du four avant enfumage
MARIEJÉ REDIN
                      
        

                  OS MAIS TRADICIONAIS


Raku significa "prazer", "conforto" ou "facilidade" e é derivado do Jurakudai, o nome de um palácio, em Kyoto, que foi construído por Toyotomi Hideyoshi (1537-1598), que era o líder estadista guerreiro do tempo.
No século 16, Sen Rikyū , o mestre de chá japonês, estava envolvido com a construção da Jurakudai e teve um tomador de azulejo, chamado Chojiro , produzir moldado à mão taças de chá para uso no wabi chá cerimônia de estilo que era o ideal de Rikyū. As taças de chá resultantes feitas por Chojiro foram inicialmente chamados de "ima-yaki" ("louça contemporânea") e também foram distinguidos como Juraku-yaki, a partir do barro vermelho (Juraku) que eles empregaram. Hideyoshi apresentado Jokei, o filho de Chojiro, com um selo que trazia o caractere chinês para raku. Raku, em seguida, tornou-se o nome da família que produziu os produtos. Tanto o nome como o estilo de cerâmica foram passadas através da família (às vezes por adoção) até o presente 15 geração (Kichizaemon). O nome eo estilo de louça tornou-se influente na cultura e literatura japonesa.
No Japão, há "fornos de ramo" ( wakigama ), na tradição raku-ware, que foram fundadas por membros da família ou Raku-porteiros que foi aprendiz no estúdio da família cabeça. Um dos mais conhecidos deles é OHI-yaki ( OHI louças ).
Após a publicação de um manual, no século 18, raku louças também foi feita em várias oficinas por ceramistas amadores e praticantes de chá em Kyoto, e por ceramistas profissionais e amadores de todo Japão.
Raku louças marcou um ponto importante no desenvolvimento histórico da cerâmica japonesa, uma vez que foi o primeiro a usar utensílios de uma marca de selagem e os primeiros a se concentrar em estreita colaboração entre Potter e patrono. Outros artistas de barro japoneses famosos deste período incluem Dōnyū (neto de Chojiro, também conhecido como Nonkō; 1574-1656), Hon'ami Kōetsu (1556-1637) e Ogata Kenzan (1663-1743). Aqui, a linhagem completa da família Raku podem ser estudados, bem como a literatura Raku escrito pelo presente mestre Raku, Raku Kichizaemon XV.
Hiroshi Teshigahara fez o filme "Rikyu", que é uma história quase documentário mostrando como Sen no Rikyu conheceu Chojiro, que fez a primeira verdadeira tigela de chá Raku (chawan) e como Rikyu treinou o shogun Toyotomi Hideyoshi na cerimónia de chá com chawans Raku. Template: Ashton D 1997 .
No estilo ocidental da queima raku, as de alumínio actua como um tubo de contentores de redução, que é um recipiente que permite que o dióxido de carbono para passar através de um pequeno orifício. Uma atmosfera de redução é criado através do fecho do recipiente.  A atmosfera redução induz a uma reação entre o oxigênio e os minerais de argila, o que afeta a cor. Ela também afeta os elementos de metal do esmalte. Redução é uma diminuição no número de oxidação. Fechando a lata reduz o teor de oxigênio após os materiais combustíveis, como serragem pegar fogo e força a reação de puxar o oxigênio dos esmaltes e as als argila mineiro. Por exemplo, brilho obtém sua cor de privação de oxigênio. O agente de redução é uma substância a partir da qual os electrões são tomadas por outra substância. A reacção usa o oxigénio da atmosfera no interior do tubo de redução, e, para continuar, que recebe o restante do oxigénio dos esmaltes. Isso deixa íons e brilho iridescente para trás. Isto cria um efeito metálico. Pieces sem esmalte não têm para onde obter o oxigênio, por isso, eles levá-lo a partir de minerais de argila. Esta atmosfera vai virar barro preto, fazendo uma cor fosca.
                      
Redução de disparo é quando a atmosfera do forno, que é cheio de material combustível, é aquecido. "A redução é a combustão incompleta do combustível, causada pela falta de oxigênio, que produz monóxido de carbono" (Arbuckle, 4) Por fim, todo o oxigênio disponível é utilizada. Este, em seguida, extrai oxigénio do esmalte e da argila para permitir que a reacção continue. Oxigénio serve como o reagente limitante, neste cenário, porque a reacção que cria fogo precisa de um fornecimento constante de que ele continue; quando o esmalte e a argila sair endurecido, isto significa que o oxigénio foi subtraído do esmalte e da argila para acomodar a falta de oxigénio na atmosfera. Consequentemente, a peça raku aparece preto ou branco, que depende da quantidade de oxigênio que foi perdido a partir de cada área da peça. Os espaços vazios que ocorrem a partir da redução do oxigénio são preenchidos por moléculas de carbono na atmosfera do recipiente, o que faz com que a parte mais escura em locais onde mais oxigénio foi retraída.

Técnicas raku ocidentais 

Warren Gilbertson é creditado como sendo o primeiro americano a experimentar com Raku terem aprendido enquanto estacionados no Japão antes de 1940. Depois de ler sobre a técnica em de Bernard Leach A Potters Livro, Hal Reigger e um grupo de amigos, incluindo Jean Griffith começou a experimentar com Raku em meados de 1940 no noroeste do Pacífico. Raku tornou-se popularizado nos Estados Unidos no final dos anos 1950 com a ajuda de Paul Soldner . Os americanos mantiveram o processo de queima em geral, ou seja, o aquecimento da cerâmica rapidamente a altas temperaturas e resfriando-o rapidamente, mas continuou a formar seu próprio estilo único de raku.
É resultados imprevisíveis e cores intensas que atraem ceramistas modernos de raku. Esses padrões e cores resultam do processo de resfriamento dura e a quantidade de oxigênio que é permitido para alcançar a cerâmica. Dependendo do efeito que o artista quer, a cerâmica ou é imediatamente arrefecida em água, arrefeceu-se lentamente, ao ar livre, ou colocado num tambor cheio com material combustível, tal como jornais, coberto, e permitido fumar. [ 6 ] A água imediatamente esfria a cerâmica, parando as reações químicas do esmalte e fixação das cores. Os resultados materiais combustíveis em fumaça, que mancha as partes não vidrados do preto cerâmica. A quantidade de oxigénio que é permitido durante o processo de cozedura e de arrefecimento afecta a cor resultante do esmalte e da quantidade de crepitação.
Ao contrário de raku japonês tradicional, que é principalmente mão construído tigelas de projeto modesto, raku ocidental tende a ser vibrante na cor, e vem em várias formas e tamanhos. No YouTube é possível ver um pequeno filme quando Raku Kichizaemon XV em idade jovem está fazendo uma chawan;http://www.youtube.com/watch?v=WsV0YFe6Ca0 . Raku ocidentais pode ser qualquer coisa a partir de um vaso elegante, com uma escultura abstrata excêntrico.Embora alguns fazem da configuração da mão, a maioria dos oleiros ocidentais usam jogando rodas ao criar seu pedaço raku. A cultura ocidental até criou uma nova sub ramo de raku chamado raku crina de cavalo . Estas peças são muitas vezes branco com linhas onduladas pretas e manchas de fumaça-like. Estes efeitos são criadas colocando crina de cavalo, penas, ou mesmo açúcar na cerâmica, uma vez que é removida do forno e ainda extremamente quente.
       
Um vaso de vidro e disparou através da técnica de raku ocidental, mostrando a fuligem, vidros crackle, e aleatória de oxidação-redução típico desta técnica cerâmica.

Fornos e queima 

O primeiro forno de estilo japonês no Ocidente foi construída por Tsuronosuke Matsubayashi em Leach Olaria , St Ives, em 1922.

RAKU 
O tipo e o tamanho de fornos, que são utilizados em raku são cruciais para o resultado. Um aspecto que pode afetar os resultados é o uso de energia elétrica em relação fornos a gás. Fornos elétricos permitem controle de temperatura fácil. Fornos a gás, que compreendem tijolos ou fibras de cerâmica, podem ser usadas em qualquer oxidação ou redução de queima e utilizar propano ou gás natural. Fornos a gás também aquecer mais rapidamente do que os fornos eléctricos, mas é mais difícil de manter o controlo da temperatura. Há uma diferença digno de nota quando se utiliza um forno, em vez de um updrift forno downdrift. Um forno updrift tem prateleiras que o calor armadilha. Este efeito cria temperaturas irregulares ao longo do forno. Por outro lado, um forno downdrift puxa o ar para baixo de uma pilha separada no lado e permite uma temperatura mais uniforme ao longo e permite que o trabalho a ser mergulhada em prateleiras. 
É importante para um forno para uma porta que pode ser facilmente aberta e fechada, porque, quando a arte no forno atingiu a temperatura adequada (cerca de 1000 graus Celsius), deve ser rapidamente removido e colocado num recipiente de metal ou de estanho com material combustível, o que reduz a panela e deixa certas cores e padrões.
O uso de uma câmara de redução no final do disparo raku foi introduzida pelo ceramista americano Paul Soldner na década de 1960 para compensar a diferença de clima entre fornos de raku japoneses a lenha e fornos americanas movidas a gás.Tipicamente, as peças retiradas do forno quente são colocados em massas de material combustível (por exemplo, palha ,serradura , ou jornal ) para fornecer uma atmosfera de redução para o esmalte e para manchar a superfície do corpo exposto comcarbono .
Oleiros raku ocidentais raramente usam chumbo como ingrediente esmalte, devido ao seu nível de toxicidade grave, mas pode usar outros metais como ingredientes esmalte. Ceramistas japoneses substituir um non-lead frita . Embora quase todo o esmalte de baixo-fogo pode ser usado, ceramistas costumam usar receitas esmalte especialmente formulado que "estalo" ou mania (apresentar uma aparência rachada), pois as linhas de fissuras assumir uma cor escura do carbono.
Raku ocidental é normalmente feita a partir de um grés corpo de barro, bisque queimada a 900 ° C (1650 ° F) e esmalte demitido (o disparo final) entre 800-1.000 ° C (1,470-1,830 ° F), que cai no cone 06 disparando faixa de temperatura. O processo é conhecido por sua imprevisibilidade, especialmente quando a redução é forçado, e as peças podem trincar ou até mesmo explodir devido ao choque térmico. Panelas podem ser devolvidos para o forno de re-oxidar se resultados de queima não atender às expectativas do oleiro, embora cada disparo sucessivo tem uma grande chance de enfraquecer a integridade estrutural global do pote. Nos recipientes que são expostas a um choque térmico várias vezes pode quebrar no forno, uma vez que são removidas do forno, ou quando eles estão na câmara de redução.
Os tempos de esmalte de queima para raku louças são curtas: uma ou duas horas ao contrário de até 16 horas para a alta temperatura cone 10 disparos de grés. Isso se deve a vários fatores: esmaltes raku amadurecer a uma temperatura muito mais baixa (abaixo de 980 ° C ou 1800 ° F, ao contrário de quase 1.260 ° C ou 2300 ° F para grés de alta fogo); temperaturas do forno pode ser elevada rapidamente; eo forno é carregado e descarregado enquanto quente e pode ser mantido quente entre demissões.
Como as mudanças de temperatura são rápida durante o processo de raku, os corpos de barro usados ​​para raku louça deve ser capaz de lidar com o estresse térmico significativo. A maneira usual de acrescentar força ao corpo de argila e para reduzir a dilatação térmica é a incorporação de uma percentagem elevada de quartzo,chamote , ou cianite no corpo antes que a panela é formado. Em altas adições, quartzo pode aumentar o risco de dunting ou tremores . Portanto, cianite é frequentemente o material preferencial, uma vez que contribui tanto a resistência mecânica e, em quantidades até 20%, reduz de forma significativa a expansão térmica. Apesar de qualquer corpo de argila pode ser usada, os corpos de argila grés brancos não são adequados para o processo de raku ocidental, a menos que algum material é adicionado para lidar com o choque térmico. Porcelana, porém é frequentemente utilizado, mas deve ser mal jogado.
Considerações estéticas incluem cor argila e disparou textura de superfície, bem como a interação química do barro com esmaltes raku.
Em uma coletiva de arte em Kyoto, em 1979, um acalorado debate surgiu entre os artistas ocidentais raku Paul Soldner e Rick Hirsh eo mais novo na sucessão dinástica raku, Kichiemon, (da geração XIV da família "Raku" de oleiros), relativo ao direito de usar o título de "raku". Os artistas japoneses afirmam que qualquer trabalho por outro artesão deve realizar seu próprio nome, (ie, Soldner-ware, Hirsh-ware), como foi assim que "raku" se destina. 
Raku no oeste foi captada e é agora uma abordagem mais filosófica com a ênfase na espontaneidade da criação padrão de superfície em vez de uma mera técnica de tiro. Consequentemente, esta ampliou a sua aplicação a partir de potes de cerâmica esculturais. 

Considerações sobre design 

Raku é uma forma única de fazer a cerâmica; o que o torna único é a variedade de modelos que podem ser criados, simplesmente alterando algumas variáveis. Estas variáveis ​​que incluem cera resistir, esmaltes, temperatura e tempo , em última instância, determinar o resultado quando queima um pedaço de barro. Cera resistir, que é pintada ao longo dos nus imaculado argila, resulta na suspensão de cera em água antes do esmalte raku continua. Isto é feito de modo a que o esmalte não cobre a área onde a cera resistir foi aplicada, gerando assim um cartão. Quando no forno, a cera derrete e o carbono, que resulta da redução do oxigénio, substitui a cera. Este é o resultado da reacção de combustão. Esmaltes Raku contêm alumina, que tem um ponto de fusão muito alto. Portanto, o carbono não vai substituir o verniz, uma vez que faz a cera derretida. Esmaltes Raku também conter compostos metálicos tais como cobre, ferro e cobalto; que produzem cores diferentes. Depois que o esmalte chegou a uma certa temperatura, o metal no esmalte reage assumindo uma cor específica. Por exemplo, cobalto produz azul-escuro, verde e cobre produz, mas também pode produzir um vermelho quando o oxigênio no esmalte é completamente desaparecido.  Todas as áreas não vidrados ficar preta devido ao carbono emitido a partir da redução de oxigênio. Em seguida, a argila é movido a partir do forno de um recipiente, normalmente uma lata de lixo, que contém materiais orgânicos combustíveis, tais como folhas, serradura, papel ou. Uma vez que a tampa do recipiente é fechado, o processo de oxidação redução (redox) começa. A alteração da temperatura do forno para o recipiente é onde a mágica de raku ocorre. A mudança na temperatura e no redox, por vezes, causar fissuras ou a formação de fissuras. Crazing é um craqueamento consistente no esmalte de uma peça, como é visto no esmalte branco crepitação. Isso quer aumenta ou diminui o design. O momento da retirada e colocação na água afeta diretamente os tons de cada cor.  Apresentando a água para o raku na hora certa é extremamente importante; se o raku não esfriar o suficiente antes da colocação na água, ele pode quebrar, quebrar, ou até mesmo explodir.

3 comentários:

  1. A quero fazer o curso de raku
    Como fazer
    Obrigada

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    Respostas
    1. Luquinha, a arte do raku é fantástica. Me diga a disponibilidade de região para você, que verei onde poderá fazer um curso, ok? Aguardo.

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