Com as temperaturas baixas do inverno é hora de tirar os velhos casacos do fundo do armário. É nessa hora que nos deparamos com o seguinte problema: a roupa que estava guardada há muito tempo está cheia de mofo. Para resolver essa questão é simples, veja as dicas abaixo e escolha a que se aplicar melhor ao seu caso.
A umidade excessiva no ar pode causar problemas sérios à saúde, por isso é importante acabar com o problema o quanto antes. As vezes a única alternativa é optar por um desumidificador de ar .
- Sempre que possível, deixe as portas do guarda-roupa abertas para que entre ventilação.
- Coloque as roupas de frio no sol durante o verão ou lave-as.
- Pelo menos uma vez ao mês, tire as roupas e limpe o armário com água e vinagre para evitar fungos e retirar possíveis manchas de mofo.
- Coloque um pote com bicarbonato de sódio, cal ou gesso dentro do guarda-roupa. Troque-o a cada seis meses.Coloque um pouco de cal virgem em um vidro (que tenha uma boa base ou numa região pouco usada, para evitar acidentes) destampado ou com tampa de pano amarrado, dentro do armário. A cal é hidrófila e absorverá toda a umidade, mas é necessário trocar a cal a cada dois ou três meses.
- Coloque pedaços de algodão embebidos em essência de terebintina nos cantos e gavetas.
- Use produtos antimofo durante a faxina.
- As roupas guardadas durante as estações frias, podem acumular umidade.Coloque paus de giz nos cantos do armário ou gaveta, pois o giz absorve a umidade. Voce pode tambem pendura-los.Para eliminar a umidade, deixe um pedaço de giz em cada prateleira.
- Para que as suas bijuterias não escureçam, oxidem , coloque um pedaço de giz dentro da caixinha porta jóias, onde elas são guardadas.Bolas de cânfora também evitam umidade nos armários e gavetas.
Faça sachês com cravo-da-índia: basta colocar os cravos em um tecido fino e fechar o saquinho utilizando uma fita. Renove o sachê a cada três meses.
- Uma receita simples e bem conhecida é misturar água com água sanitária ou vinagre branco, na proporção de um para um. Basta passar a composição com um pano nos armários, gavetas, paredes e cômodas.
Há inúmeras dicas caseiras para evitar o problema, mas caso a sua roupa já esteja manchada veja duas formas de resolver, de acordo com a cor do tecido:
- Roupas coloridas: Mergulhe tecidos coloridos em leite fervente até a mancha desaparecer.
- Roupas brancas: Deixe o tecido de molho em água quente com sal.
O desumidificador é um aparelho elétrico que serve para reduzir o índice de umidade relativa do ar, ou seja, a água presente no ar que respiramos. Para as pessoas que moram um regiões muito úmidas, ter um desumidificador de ar em casa é muito importante para o bem-estar e saúde da família.
Quando a umidade relativa do ar está abaixo de 45%, o ar é considerado muito seco. Nessas condições, é preciso instalar um umidificador. A umidade relativa ideal varia entre 50% e 60%, quando o ar está saudável e confortável.
Se o ar estiver muito úmido, com a umidade relativa acima de 60%, ele pode causar muitos males à saúde. É nessa hora que a necessidade da instalação do desumidificador aparece. Ao contrário do climatizador, que aumenta a umidade, ele reduz a quantidade de líquido no ar.
A umidade relativa do ar alta provoca a proliferação de micro-organismos causadores do mofo, bolor e mau cheiro, que causam complicações respiratórias e alergias. Evite esses problemas com um desumidificador que, por meio de um processo de condensação, deixa o ar ideal para sua casa e sua família.
Este aparelho é como um ar-condicionado, que tem o mesmo número de espirais quentes e frias na mesma caixa. Uma ventoinha retira o ar do cômodo com uma espiral gelada para condensar a umidade. Então, o ar seco passa pela espiral quente, para ficar na temperatura ambiente.
É importante lembrar que muitos modelos de ar-condicionado podem funcionar como um desumidificador. Mas o contrário não é possível, pois os tipos de desumidificador disponíveis são capazes apenas de aquecer ou manter a temperatura ambiente. Para isso, é preciso adquirir um aparelho que seja equipado com termostato.
Existem desumidificadores compactos, ideais para serem usados dentro de closets e guarda-roupas, mas que também são eficazes em ambientes maiores, como salas de impressão ou informática e bibliotecas. Alguns modelos portáteis contam com drenagem contínua e desligamento automático.
Outros aparelhos são indicados para escritórios, residências, adegas, banheiros, áreas de serviço e lojas. Neste tipo de desumidificador, basta escolher o nível de umidade a ser retirada do ambiente por meio do umidostato, para evitar problemas alérgicos e respiratórios, além de proteger objetos.
Acabe com os problemas da umidade excessiva com um desumidificador de ar!
A Bombril ampliou a linha do Evita Mofo Mon Bijou com uma nova embalagem, de 80 gramas. Antes, o produto tinha apenas a versão 130 gramas. Por ter um volume menor, o Evita Mofo pode ser usado em espaços pequenos, como gavetas.
SOBRE O PRODUTO
Inconveniente, o mofo chega, se instala, e vai invadindo armários, gavetas e guarda roupas, até se tornar um dos principais vilões da sua casa. No Brasil, a umidade e as constantes chuvas, são alguns dos fatores que contribuem para a multiplicação do mofo, e dentro das casas os impactos são visíveis com muita freqüência, como por exemplo armários esbranquiçados e roupas com mau cheiro. O Evita Mofo Mon Bijou é o seu principal aliado contra esse tipo de problema, eliminando a umidade, evitando os problemas de mofo, fungos e odores em armários, gavetas e guarda roupas.
DICA
A versão Pureza, além de eliminar o mofo, deixa um agradável perfume de roupas limpa e perfumada.
Aparelhos eletrônicos e outros ainda em formas de sachês que em sua maioria contém silica-gel.
Temos os à base de produtos químicos como os contendo sal higroscópico que absorvem a umidade do ar com containers para acumular a água.
Tirando o cheiro de mofo