sábado, 28 de dezembro de 2013

TEMPO DE CHUVA - É MOFO NA CERTA E NÃO É QUE AS TRAÇAS ADORAM ESTES AMBIENTES - VAMOS ACABAR COM ISSO?

Com as temperaturas baixas do inverno é hora de tirar os velhos casacos do fundo do armário. É nessa hora que nos deparamos com o seguinte problema: a roupa que estava guardada há muito tempo está cheia de mofo. Para resolver essa questão é simples, veja as dicas abaixo e escolha a que se aplicar melhor ao seu caso.
A umidade excessiva no ar pode causar problemas sérios à saúde, por isso é importante acabar com o problema o quanto antes. As vezes a única alternativa é optar por um desumidificador de ar .
Você vai precisar de: Sílica Gel ou Cloreto de Cálcio
Utilizados para reter e retirar a umidade de ambientes fechados, a Sílica Gel e o Cloreto de Cálcio evitam mofo e fungos que favorecem o aparecimento de traças, mau cheiro e danos em documentos que necessitam de uma vida útil maior.
Com a Sílica Gel ou o Cloreto de Cálcio estes problemas desaparecem.
Uma vantagem da Sílica Gel é ser reutilizável quando submetida ao forno entre 100º C e 200º C por aproximadamente 30 minutos.
Quando a Sílica Gel perder a sua cor (no caso da Sílica colorida) significa que ela necessita ser aquecida para recuperar seu poder de absorção de umidade.
Sílica Gel:
Dispor o produto em sachet (feito com tecido permeável) e distribuir no local desejado.
Cloreto de Cálcio:
Colocar o pote com o produto dentro do local desejado.
Tomar cuidado em colocar o produto em local onde não tenha o risco do frasco virar, pois haverá formação de água dentro da embalagem.
Usos em casa: em armários, guarda-roupas, calçados, caixas com documentos, etc.
- Sempre que possível, deixe as portas do guarda-roupa abertas para que entre ventilação.
- Coloque as roupas de frio no sol durante o verão ou lave-as.
- Pelo menos uma vez ao mês, tire as roupas e limpe o armário com água e vinagre para evitar fungos e retirar possíveis manchas de mofo.
- Coloque um pote com bicarbonato de sódio, cal ou gesso dentro do guarda-roupa. Troque-o a cada seis meses.Coloque um pouco de cal virgem em um vidro (que tenha uma boa base ou numa região pouco usada, para evitar acidentes) destampado ou com tampa de pano amarrado, dentro do armário. A cal é hidrófila e absorverá toda a umidade, mas é necessário trocar a cal a cada dois ou três meses.
- Coloque pedaços de algodão embebidos em essência de terebintina nos cantos e gavetas.
- Use produtos antimofo durante a faxina.
- As roupas guardadas durante as estações frias, podem acumular umidade.Coloque paus de giz nos cantos do armário ou gaveta, pois o giz absorve a umidade. Voce pode tambem pendura-los.Para eliminar a umidade, deixe um pedaço de giz em cada prateleira.
Para que as suas bijuterias não escureçam, oxidem , coloque um pedaço de giz dentro da caixinha porta jóias, onde elas são guardadas.Bolas de cânfora também evitam umidade nos armários e gavetas.
Faça sachês com cravo-da-índia: basta colocar os cravos em um tecido fino e fechar o saquinho utilizando uma fita. Renove o sachê a cada três meses.
- Uma receita simples e bem conhecida é misturar água com água sanitária ou vinagre branco, na proporção de um para um. Basta passar a composição com um pano nos armários, gavetas, paredes e cômodas.
Há inúmeras dicas caseiras para evitar o problema, mas caso a sua roupa já esteja manchada veja duas formas de resolver, de acordo com a cor do tecido:
- Roupas coloridas: Mergulhe tecidos coloridos em leite fervente até a mancha desaparecer.
- Roupas brancas: Deixe o tecido de molho em água quente com sal.
desumidificador é um aparelho elétrico que serve para reduzir o índice de umidade relativa do ar, ou seja, a água presente no ar que respiramos. Para as pessoas que moram um regiões muito úmidas, ter um desumidificador de ar em casa é muito importante para o bem-estar e saúde da família.
Quando a umidade relativa do ar está abaixo de 45%, o ar é considerado muito seco. Nessas condições, é preciso instalar um umidificador. A umidade relativa ideal varia entre 50% e 60%, quando o ar está saudável e confortável.
Se o ar estiver muito úmido, com a umidade relativa acima de 60%, ele pode causar muitos males à saúde. É nessa hora que a necessidade da instalação do desumidificador aparece. Ao contrário do climatizador, que aumenta a umidade, ele reduz a quantidade de líquido no ar.
A umidade relativa do ar alta provoca a proliferação de micro-organismos causadores do mofo, bolor e mau cheiro, que causam complicações respiratórias e alergias. Evite esses problemas com um desumidificador que, por meio de um processo de condensação, deixa o ar ideal para sua casa e sua família.
Este aparelho é como um ar-condicionado, que tem o mesmo número de espirais quentes e frias na mesma caixa. Uma ventoinha retira o ar do cômodo com uma espiral gelada para condensar a umidade. Então, o ar seco passa pela espiral quente, para ficar na temperatura ambiente.
É importante lembrar que muitos modelos de ar-condicionado podem funcionar como um desumidificador. Mas o contrário não é possível, pois os tipos de desumidificador disponíveis são capazes apenas de aquecer ou manter a temperatura ambiente. Para isso, é preciso adquirir um aparelho que seja equipado com termostato.
Existem desumidificadores compactos, ideais para serem usados dentro de closets e guarda-roupas, mas que também são eficazes em ambientes maiores, como salas de impressão ou informática e bibliotecas. Alguns modelos portáteis contam com drenagem contínua e desligamento automático.
Outros aparelhos são indicados para escritórios, residências, adegas, banheiros, áreas de serviço e lojas. Neste tipo de desumidificador, basta escolher o nível de umidade a ser retirada do ambiente por meio do umidostato, para evitar problemas alérgicos e respiratórios, além de proteger objetos.
Acabe com os problemas da umidade excessiva com um desumidificador de ar!
A Bombril ampliou a linha do Evita Mofo Mon Bijou com uma nova embalagem, de 80 gramas. Antes, o produto tinha apenas a versão 130 gramas. Por ter um volume menor, o Evita Mofo pode ser usado em espaços pequenos, como gavetas.

SOBRE O PRODUTO

Inconveniente, o mofo chega, se instala, e vai invadindo armários, gavetas e guarda roupas, até se tornar um dos principais vilões da sua casa. No Brasil, a umidade e as constantes chuvas, são alguns dos fatores que contribuem para a multiplicação do mofo, e dentro das casas os impactos são visíveis com muita freqüência, como por exemplo armários esbranquiçados e roupas com mau cheiro. O Evita Mofo Mon Bijou é o seu principal aliado contra esse tipo de problema, eliminando a umidade, evitando os problemas de mofo, fungos e odores em armários, gavetas e guarda roupas.

DICA

A versão Pureza, além de eliminar o mofo, deixa um agradável perfume de roupas limpa e perfumada.

Aparelhos eletrônicos e outros ainda em formas de sachês que em sua maioria contém silica-gel.
Temos os à base de produtos químicos como os contendo sal higroscópico que absorvem a umidade do ar com containers para acumular a água.
Tirando o cheiro de mofo
Cheiro de mofo
Pendure uma meia fina velha com serragem de cedro, que você pode encontar, numa marcenaria.  Além de evitar o cheiro é ótimo para 
espantar as traças.

Eliminando as traças

As traças  
são grandes inimigas das nossas roupas.
Depois da traça passar de larva para inseto ela continua usando seu casulo como abrigo, então, ela destrói roupas, livros, durante o dia e volta para dormir na sua casinha
Então mãos á obra: Faça saquinhos de tule e coloque um punhado de cravos e feche com fita de cetim ou barbante e distribua pelo guarda-roupas e gavetas, coloque em cabides... 
 
As traças apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros. Mas como acabar com elas? Todos conhecem o capim limão, também conhecido por chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira. Muita gente confunde o capim-limão com a erva-cidreira. De fato as duas espécies têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas do capim limão são finas e compridas e as da erva cidreira, são gordinhas.Ele cresce em moitas que alcançam de 60 a 80 centímetros de altura. Suas folhas são finas, pontiagudas, ásperas e cortantes.O aroma da planta é cítrico, muito parecido com o do limão. Insetos, como a traça, odeiam esse cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os sachês recheados de folhas picadas servem como repelente. Na hora de fazer o sachê corte as folhas frescas, ponha-as em saquinhos e espalhe-os em gavetas e armários. Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.
Dicas importantes
Traças adoram sujeira e umidade. Para mantê-las à distância podem ser tomadas algumas medidas:
- Elimine pontos de umidade e vazamentos (encanamento) e possíveis abrigos (cantos, frestas, etc);
- Evite acumular papéis, jornais, revistas, livros. Se ainda assim for necessário manter esses itens, mantenha em local sempre limpo, arejado e ensolarado;
- Tire o pó de móveis, quadros, cortinas e tapetes sempre que possível;
- Limpe armários e gavetas quinzenalmente com vinagre branco;
- Nunca guarde roupa suja ou úmida;
- Lave a rouparia (roupa de cama, banho, copa) com freqüência, mesmo que as peças não sejam usadas regularmente;
- Use aspirador para limpeza no lugar de vassoura e/ou espanador;
- Guardar alimentos, massas e cereais em recipientes bem fechados.
- Produtos como naftalina funciona, mas fazem mal ao rim e figado.
Mais dicas de como combater as traças:
1) Coloque saquinhos com serragem de cedro dentro dos armários e recintos visitados pelas traças. Além de combater as traças, a serragem de cedro evita cheiros de mofo. Grãos de pimenta-do-reino também ajudam.
2) Cascas de limão secas e alguns cravos-da-índia espalhados pelas roupas do armário afugentam esses insetos. Muitos usam saquinhos de lavanda para esta finalidade;
3) Assim que avistar uma traça, imediatamente pegue a vassoura, o aspirador de pó ou então, retire-a com o auxílio de um pequeno pedaço de papel. Não permita que qualquer traça continue a decorar sua parede, dependurada em solene tranqüilidade triunfante diante do seu imobilismo.
Você pode fazer os saquinhos com tecido fino como algodão cru ou organza. Corte círculos de tecido usando um pires grande como molde. Coloque os grãos de pimenta (e/ou as outras coisinhas) e amarre com fita. Podemos improvisar e usar curativos de gaze, basta abrir dois ou três curativos, colocar a pimenta e amarrar com fita. E ainda uma dica super especial – que tal a partir dessa ideia, fazer vários outros tipos de sachê, com ervas, canela, cravo e anis. E se quiser oferecer a alguém de presente, basta colocar vários saquinhos em uma caixinha especial. Outra dica é, comprar saquinhos prontos de organza e colocar as ervinhas dentro
Uma boa dica é desidratar lavandas para fazer sachês com elas. Além das flores, as folhas também, são usadas,pois são elas que deixam os saquinhos mais perfumados. Sachês com  alcinhas para pendurar nos cabides, são feitos de tecido de algodão de um lado e,do outro  uma tela ( como a do filtro do chimarrão), pois como são vazados acabam exalando melhor o perfume. Ficam uma graça quando usamos tecidos que combinam entre si. Depois de prontos é só colocar uma alça de fita.



4 comentários:

  1. Bom dia.

    Entrei no blog para visualizar umas fotos de estilos de casas inglesas... de repente me vi visualizando todo o site, com várias idéias muito boas, de ótimo gosto por sinal, inclusive este excelente post de como acabar com mofos, traças, etc...
    Sou arquiteto também, e às vezes ficamos sem graça de falar estas coisas com as pessoas, e aqui está um excelente artigo!
    Muito bom! MUITO bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto! Prazer em te-lo aqui no blog! Muito obrigada por teu comentário muito gratificante. Volte sempre que quiser. certo?!

      Excluir
  2. Certo! Se você criar uma página no face é melhor pra acompanhar! :)
    Testei o recurso de água quente e sal para tirar mancha de tecidos e não deu certo =[

    ResponderExcluir
  3. Augusto,olá! Quanto a manchas de mofo em tecido branco, se não deu certo, deve ser porque o tecido já está com o mofo bem entranhado nas fibras do tecido, façamos o seguinte, posso te dizer que produtos industrializados podem ser usados como o ''Vanish" é um produto muito bom e observe que para roupas brancas é um (do pote branco) e para coloridas outro (o pink), mas lembrando que determinados tecidos delicados, o método de lavagem com tais produtos, vai diminuir o tempo de vida dos mesmos. Vou testar algumas coisas ou procurar saber, o que seria melhor no caso de tecidos finos, ok?
    Quanto a página no facebook, querendo conhecer procure por: '' Meu Estilo é Ser Chic '' Chic escrito assim mesmo como escrevi, certo?!
    Abraços

    ResponderExcluir

Deposite aqui sua idéia