sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CURIOSIDADES: Nostradamus

foto
História
Seu nome era Michel de Nostradame ou Miquèl de Nostradama. Médico, sagitariano, nascido em 14 de dezembro de 1503 em Salon de Provence, França. Há controvérsias sobre sua formação. Alguns estudos dizem que foi médico, outros que nunca concluiu os estudos em medicina, formando-se como farmacêutico e boticário. Praticante da astrologia e da alquimia, sofria de epilepsia psíquica e de alguns problemas ósseos e pulmonares. Como estudante de medicina e depois farmacêutico, lutou bravamente, com ótimos resultados contra a peste negra que assolou a Europa, através de práticas de higiene pessoal. No entanto, a vida levou sua esposa e filhos por meio dessa doença.

Foi o mais velho dos 8 filhos do casal Nostradame

foto
 

Começo das profecias

Nostradamus ficou conhecido historicamente por seus estudos astrológicos e pelos seus dons proféticos. No entanto, até hoje os métodos de que ele se utilizava para decifrar suas profecias são desconhecidos. O que se sabe, mesmo assim de maneira não muito clara, é que ele detinha conhecimentos ocultos que aprendia através de um antiquíssimo livro de grande poder. E que, depois de escrever sua última profecia, o destruiu. Mas, como tudo o que envolve Nostradamus, desconhece-se a veracidade desse fato.

A partir da perda de sua família pela peste, Nostradamus, depois de tempos de desespero e depressão, deu uma virada em sua vida. Casou-se pela segunda vez e teve 6 filhos e foi a partir dessa época que começou a se dedicar mais seriamente aos estudos astrológicos e às artes proféticas



 foto

Estudos e escritas

Por mais de dez anos publicou anualmente almanaques, o que trouxe a ele riquezas e muita fama. Ao mesmo tempo, começou a escrever suas Centúrias. Seus almanaques traziam estudos astronômicos e astrológicos que auxiliavam, e muito, agricultores com suas colheitas e a burguesia e homens de negócios, desvendando as influências astrológicas sobre os acontecimentos no mundo. Nostradamus era também muito respeitado pela nobreza, ganhando através dos anos uma reputação sólida e estável.

Alguns estudos dizem que o aprofundamento nas ciências esotéricas e ocultistas deu-se pela saudade e dor que nutria pela perda de sua primeira esposa e filhos. Durante o dia dava consulta aos que o procuravam e era durante a noite que ele se refugiava em seu estúdio para praticar rituais ocultos e seus dons proféticos.

foto

Inquisição

Ele sempre afirmou que suas profecias não eram absolutas, mas avisos de prevenção à humanidade. Ele sempre afirmou que tudo o que ele profetizava podia não acontecer, caso a humanidade mudasse o rumo de seus atos e comportamentos. Todas as visões de Nostradamus são carregadas de um simbolismo místico quase impossível de se desvendar, tal sua complexidade.

Vale sempre lembrar que a Santa Inquisição católica, com suas absurdas torturas e mortes sem justificativas, era contra qualquer prática mística, incluindo a “inofensiva” astrologia. E era exatamente por isso que ele escrevia suas profecias em forma de versos e quase ininteligíveis à consciência comum. Mas mesmo assim, não fosse pela proteção da rainha Catarina de Médicis, Nostradamus teria acabado queimado na fogueira como tantas pessoas em sua época.

foto

Algumas profecias

Conheça eventos importantes que foram descritos por Nostradamus e sucederam, lembrado que Nostradamus antecipou a existência de quase todos os reis da França, a morte de vários Papas, Napoleão Bonaparte, Hitler, De Gaulle, Mussolini, inclusive o assassinato de John F. Kennedy.

1. A morte de Henrique II foi detalhada pelo astrólogo.
2. A previsão da existência de Hitler 5 séculos antes de tudo acontecer.
3. Previsão certeira da Primeira e Segunda Guerras Mundiais.
4. Previsão da existência de Napoleão, com a descrição de detalhes físicos.
5. A fundação dos Estados Unidos da América 500 anos antes de sua existência.
6. O assassinato de John F. Kennedy.
7. A existência de armas nucleares, de submarinos e helicópteros, aviões.
8. A ocorrência de uma terceira catástrofe de escala mundial.

Obs: Há quem afirme que o atentado de 11 de setembro também se encontra previsto nas suas profecias, mas ainda existe muita controvérsia quanto à autenticidade de seus escritos que, como muitos documentos antigos, já foram adulterados.


foto

A Morte de Henrique II

De uma maneira altamente simbólica, Nostradamus tentou alertar sua protetora, Catarina de Medicis, da morte de seu marido Henrique II:

“O jovem Leão vencerá o velho
No campo de batalha num único combate
Trespassar-lhe-á os olhos
Na sua jaula de ouro
Duas feridas numa, padecerá de uma morte cruel.”

O emblema heráldico de Henrique II trazia um Leão. Em 1559, travou uma luta amigável com um oficial da Guarda Escocesa de nome Montgomery, quando a lança do oficial atravessou acidentalmente a viseira de seu elmo dourado (a jaula de ouro), ferindo Henrique II nos olhos e na garganta. Henrique morreu depois de dez dias de sofrimento.


foto
  

A predição da existência de Hitler e da Segunda Guerra Mundial

“A liberdade não será reconhecida
Um ousado, negro, orgulhoso e iníquo homem a ocupará
Quando o material da ponte estiver acabado
A República de Veneza será molestada por Hister.”

A palavra Hister é, na verdade, Hitler, com uma letra trocada. Hister pode também ser uma referência à histeria, conhecida característica do obscuro e cruel homem que ocupou o poder alemão. Hister também é um nome antiquíssimo do Danúbio e, em 1941, o New York Herald Tribute publicou: “de Sofia, Bulgária, informam-nos da Ponte Nazista sobre o Danúbio”. Um mês depois que a ponte ficou pronta, Hitler e seus homens invadiram a Itália.


foto

  

Previsão da Revolução Francesa

“Entrarão nas Tulherias, onde quinhentos o coroarão com uma mintra. Será traído por alguém com titulo (de nobreza) de sobrenome Narbone e por outro chamado Saulce, que terá azeite em barris.”

Em 20 de julho de 1792, no Palácio das Tulherias, 500 marselheses obrigaram o rei Luis XVI a colocar o gorro frígio (mitra), símbolo revolucionário, como deboche ao seu fim. O Conde Narbone-Lara, ex-ministro da guerra, havia renunciado pois não conseguiu controlar o exército que traiu o rei. O outro traidor, chamado Saulce, deteve Luis XVI quando tentava fugir para se reunir às tropas que ainda tinham lealdade a ele. Curiosamente, Saulce era vendedor de azeite e sabão.

foto

A existência de Napoleão Bonaparte

“Um imperador nascerá perto da Itália
De simples soldado, chegará a Império
Manterá o controle da Igreja
Nos catorze anos que mantiver o comando.”

Napoleão nasceu na Córsega, na Itália. De subtenente de artilharia chegou a Imperador. Controlou a Igreja. Em 1809 mandou prender o Papa para anular seu casamento com Josefina. Nostradamus previu também suas principais campanhas, sua derrota na Rússia e seu exílio na Ilha de Elba.

 foto

A bomba atômica de Hiroshima

Se analisarmos com atenção esses versos, poderemos perceber que coincide com a explosão de uma bomba atômica.

“Será encerrado fogo vivo, morte escondida,
dentro de balões espantosamente horríveis.
À noite a cidade naval será reduzida a pó.
A cidade em chamas, o inimigo indulgente.”

Aqui ele descreve armas capazes de destruir uma cidade inteira.


foto

  

A renúncia de Bento XVI e o “ataque” de meteoritos na Rússia

Leia o texto que nos faz supor que se refere à renúncia do Papa Bento XVI e o acidente na Rússia causado pelos meteoritos.

“O Homem de Roma deixará seu posto
A fé humana se cobrirá com um véu
A morte revelará seu rosto
Enviando rochas e fogos do céu
O reino do Czar sentirá o primeiro corte
E no mundo todo impedirá a morte
O morto abandonará o caixão
Para devorar a carne do irmão.”


Destino?

Toda profecia é controversa, cabendo a cada um de nós avaliarmos sua real validade e confirmação. A vida é mutável e a lei da transitoriedade estará presente até o final, se é que haverá um final. As mudanças acontecem diariamente e a maioria delas está relacionada às nossas escolhas. Cada um de nós deve fazer sua parte baseados nas próprias consciências, que devem ser expandidas a cada dia. O trabalho para a construção de um mundo melhor depende do trabalho individual e grupal que fazemos e participamos na busca da evolução.

Overview
Michel de Nostredame (latinized as Nostradamus) was a 16th century French apothecary (a rough equivalent of a modern pharmacist). He is best known for his book Les Propheties ("The Prophecies") (1555).

Almanacs

Following a visit to Italy, Nostredame began to move away from medicine and toward the occult. He wrote an almanac for 1550, for the first time Latinizing his name from Nostredame to Nostradamus. Encouraged by the almanac's success, he decided to write one or more annually. In response to the almanacs the nobility and other prominent persons soon started asking for horoscopes and "psychic" advice from him. Unlike "professional astrologers" he generally expected his clients to supply the birth charts on which these would be based, rather than calculating them himself. On the occasions where he was obliged to attempt this himself, he made numerous errors.

Les Propheties

He then began his project of writing a book of one thousand mainly French quatrains, which constitute the largely undated prophecies for which he is most famous today. Feeling vulnerable to religious fanatics, however, he devised a method of obscuring his meaning by using "Virgilianized" syntax, word games and a mixture of other languages such as Greek, Italian, Latin, and Provençal. For technical reasons connected with their publication in three installments (the publisher of the third and last installment seems to have been unwilling to start it in the middle of a "Century," or book of 100 verses), the last fifty-eight quatrains of the seventh "Century" have not survived into any extant edition.
Les Propheties received a mixed reaction when it was published. Some people thought Nostradamus was a servant of evil, a fake, or insane, while many of the elite thought his quatrains were spiritually inspired prophecies, as Nostradamus himself was indeed prone to claim.

Catherine de Médici

Catherine de Médici, the queen consort of King Henri II of France, was one of Nostradamus's greatest admirers. After reading his almanacs for 1555, which hinted at unnamed threats to the royal family, she summoned him to Paris to explain them and to draw up horoscopes for her children. At the time, he feared that he would be beheaded, but by the time of his death in 1566, Catherine had made him Counselor and Physician-in-Ordinary to the King.

Problems with Predictions

Translation issues

Since the quatrains were written in Middle French, and because the original meanings were obscured by his word games, the modern English translations are so vague and replete with metaphor and allusion that you can either conclude that he makes no sense whatsoever, or that you can claim justification for any event immediately after it happens.

Errors

Nostradamus famously predicted prosperity for Henri II just two years before his death in a jousting accident. Proponents of 2012 also usually fail to identiify the quatrain in which he allegedly makes the prediction. Various different quatrains have been used by different authors, and usually these are misquoted.

Ambiguity

Nostradamus' quatrains are ambiguous and open to wildly divergent interpretations. He does not mention December 21, 2012 directly. His quatrains are subjected to various justifications and interpretations post hoc in order to make the so-called predictions fit the actual events. In other words, proponents of Nostradamus look for matches to events in his quatrains after the events have occurred. This is a particularly noxious form of selection bias that is then used to erroneously justify claims of accuracy.

Dates beyond 2012

If we are to believe that Nostradamus predicted an apocalyptic event in 2012, then we must then ignore the fact that his quatrains extend well beyond 2012. In fact his quatrains reach out to ~3790 AD. So either the world does end in 2012 and Nostradamus' subsequent predictions are wrong, or Nostradamus' predictions after 2012 are correct, and the prediction about 2012 is wrong. This dilemma is rarely discussed by proponents.

Example of a fallacious Post Hoc analysis

Here’s one of the ‘predictions’:
The great star for seven days will burn, The cloud will make two suns appear: The great mastiff will be all night howling, When the great pontiff changes his land. (Century 2, Quatrain 41)
Like all of his quatrains, this is so vaguely worded that you can, with the right spin, claim that Nostradamus predicted nearly any event! For example, the quatrain above could be easily construed as a supernova. Look! Nostradamus predicted SN1987A, the 1988 election of George Bush (The Great pontiff being Reagan), and the defeat of Michael Dukakis (the great mastiff). See how easy it is?
Almost invariably, 2012 proponents who quote Nostradamus rearrange the quatrains to suit themselves. Since the quatrains are so vague, they can be interpreted to mean anything. Examples of this abound on the internet.

Conclusion

We have shown that Nostradamus makes no prediction for an apocalyptic event in 2012, and that the quatrains of Nostradamus are so vague and ambiguous that they require extensive subjective interpretation, which allows nearly any event to be assigned to one or more of the quatrains, making them useless as "predictions"







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia