sábado, 25 de julho de 2020

O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO?

RIO DE JANEIRO-BRASIL


Aquele Abraço

O Rio de Janeiro
Continua lindo
O Rio de Janeiro
Continua sendo
O Rio de Janeiro
Fevereiro e março
Alô, alô, Realengo
Aquele Abraço!
Alô torcida do Flamengo
Aquele abraço
Chacrinha continua
Balançando a pança
E buzinando a moça
E comandando a massa
E continua dando
As ordens no terreiro
Alô, alô, seu Chacrinha
Velho guerreiro
Alô, alô, Terezinha
Rio de Janeiro
Alô, alô, seu Chacrinha
Velho palhaço
Alô, alô, Terezinha
Aquele Abraço!
Alô moça da favela
Aquele Abraço!
Todo mundo da Portela
Aquele Abraço!
Todo mês de fevereiro
Aquele passo!
Alô Banda de Ipanema
Aquele Abraço!
Meu caminho pelo mundo
Eu mesmo traço
A Bahia já me deu
Régua e compasso
Quem sabe de mim sou eu
Aquele Abraço!
Prá você que me esqueceu
Ruuummm!
Aquele Abraço!
Alô Rio de Janeiro
Aquele Abraço!
Todo o povo brasileiro
Aquele Abraço!
 CABLECAR
Pão de Açúcar
 – Praça General Tibúrcio – Praia Vermelha (Visitação – Diariamente das 8 às 22h, partindo a cada 30 minutos)
Pão de Açúcar: um cartão postal exclusivo do Rio de Janeiro, ele possui um dos melhores e mais antigos teleféricos do mundo. Ao passear de bondinho pelo lugar, os turistas podem alcançar até 396 metros de altura e depois contemplar lindas paisagens naturais. Conhecer o Pão de Açúcaré um dever de quem visita a cidade maravilhosa.
O Pão de Açúcar é um morro que marca a cidade desde os tempos da sua fundação. Encravado na entrada da Baía de Guanabara, não passa despercebido por quem chega pelo mar, pelo ar e até por terra. Claro que todo mundo tem vontade de subir lá. E por que não? Há quase cem anos o bondinho do Pão de Açúcar já levou milhões de pessoas num vai e vem sem fim. Você vai perder essa chance? Super seguro, o complexo turístico é formado por três estações – a da Praia Vermelha, Morro da Urca e Pão de Açúcar – interligadas por quatro bondinhos – dois no trecho Praia Vermelha/Morro da Urca e dois no trecho Morro da Urca/Pão de Açúcar. Se você é alpinista pode escolher uma das 38 vias e escalar a montanha. No Morro da Urca, primeira parada do bondinho, tem um bistrô que serve ótimas caipirinhas e também é palco de shows super concorridos no verão. Não dá pra perder!

               Corcovado e o Cristo Redentor
Quando se chega ao Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Redentor no alto do morro do Corcovado é um dos visuais que mais chama atenção do visitante. Não é pra menos. A estátua de braços abertos sobre a cidade parece abençoar os moradores e os turistas que chegam aqui. Não é à toa que foi escolhida em 2007 uma das novas sete maravilhas do mundo. Chegar até o topo do Corcovado já é um passeio e tanto. Você pode escolher: ir de carro de uma empresa de turismo por uma estrada que corta a Floresta da Tijuca até o alto do morro, ou pegar um trem no bairro do Cosme Velho. Prepare a máquina fotográfica! Só a estátua do Cristo Redentor de 38 metros de altura vista de perto, impressiona! E o que dizer do visual de 360º da cidade que se descortina lá de cima? Um colírio para os olhos e para a alma!
Corcovado – Endereço: Rua Cosme Velho, 513  Telefone: (21) 285-2533 (Visitação – Horário de Funcionamento: Diariamente das 8 às 22h)
Cristo Redentor: uma construção grandiosa situada no Morro do Corcovado. A estátua foi eleita em 2007 como uma das 7 maravilhas do mundo moderno e depois de receber esse título, adquiriu reconhecimento internacional. Visitar o Cristo Redentor RJ será uma experiência inesquecível, afinal, trata-se de um monumento majestoso.MORRO DO CORCOVADO E AO FUNDO O PÃO DE AÇÚCAR.
                    Floresta da Tijuca
Capela Mayrink Da Floresta Da Tijuca
Floresta da Tijuca – Endereço: Praça Afonso Viseu. Telefone: (21) 492-2253 / 492-5002 (Visitação – Diariamente, das 7 às 19h)
Se você gosta de natureza, ar puro e tranqüilidade você não pode deixar de conhecer a Floresta da Tijuca. Ela é a maior floresta urbana do mundo, resultado de um reflorestamento com espécies nativas da Mata Atlântica feito no século XIX. Tem cachoeiras, igreja, trilhas que devem ser feitas com guias, espaços para prática de esportes, lagos e monumentos construídos no seu entorno como a Vista Chinesa e a Mesa do Imperador. No Centro de Visitantes da Floresta da Tijuca você tem todas as informações sobre a história, a fauna e a flora, pontos de interesse,dados geológicos e a forma mais segura de conhecer a Floresta. Respire fundo e aproveite!

                 Bairro da Barra da Tijuca
O que era um grande areal até metade do século passado, é hoje um dos bairros cariocas que mais cresceu nas últimas 3 décadas: Barra da Tijuca. São 16 km de praias de águas cristalinas cercadas por arranha- céus, shoppings centers, casas luxuosas,várias lagoas e grandes avenidas. Projetada pelo urbanista Lucio Costa, o mesmo que fez o projeto de Brasilia, a Barra é conhecida como a Miami carioca, por conta da arquitetura e de seu estilo de vida. Inglês é a língua dominante nos nomes dos condomínios e lojas. Tem até uma réplica da Estátua da Liberdade na fachada de um dos muitos shoppings espalhados pelo bairro. Aliás, junto com a praia,onde surf, kitesurf e outros esportes são muito praticados, os shoppings são os pontos de encontro preferidos das galeras que estudam, namoram,se divertem e muitas vezes trabalham no bairro, e não trocam a vida na Barra por nenhum outro lugar da cidade. Muitas empresas transferiram suas sedes pra lá, e o bairro se prepara para sediar várias provas das Olímpiadas de 2016. A Barra da Tijuca não para de crescer. Então, como diz a placa na entrada do bairro: “Sorria, você está na Barra!”

                         O Parque do Flamengo


O Parque do Flamengo
Aterro do Flamengo – Endereço: Av. Infante Dom Henrique (Visitação – Qualquer momento)
Parque da Cidade
Voo de Parapente
Parque da Cidade – Estrada Santa Marinha, 505 – Gávea Telefone: (21) 2259-9295 (Visitação – diariamente das 7 às 17:30h).
Parque Laje
Piscina do Solar Henrique Lage
Parque Laje – Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico 
Tel: (21) 2538 – 1879/Visitação – Diariamente das 9h às l7h  
Quinta da Boa Vista
Quinta da Boa Vista
Que tal uma viagem ao Rio de Janeiro do século XIX em pleno século XXI? Estamos falando da Quinta da Boa Vista, na zona norte da cidade. Um parque público com uma enorme área verde, lagos e prédios que contam um pouco da história do Brasil. Antiga residência da família real portuguesa, a Quinta da Boa Vista é lugar onde cariocas e visitantes hoje costumam fazer piqueniques, andar de pedalinho ou bicicleta ou apenas curtir a natureza deitados no gramado do parque. Lá também fica o Museu Nacional de História Natural e o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. É beleza por tudo quanto é canto da cidade
Jardim Botânico
Jardim Botânico – Endereço:  Rua Jardim  Botânico, 1.008/ Tel: (21) 2294-9349/Visitação – Diariamente das 8:30h às l7:30h
Respire fundo e prepare os olhos para curtir um dos lugares mais chocantes do Rio de Janeiro. O Jardim Botânico. São milhares de espécies da flora brasileira e de outros países, além de um espaço de lazer para todas as idades. Os cantos dos passarinhos, as alamedas que se espalham pelo parque, as flores exóticas, tudo aqui é motivo pra contemplação. Os canteiros medicinais, os jardins japoneses e o sensorial, as palmeiras imperiais, as vitórias- régias, as bromélias e o orquidário são algumas das atrações de rara beleza. O Jardim Botânico tem ainda edificações e monumentos com obras que datam dos séculos XVI ao XIX que contam um pouco da história da região. Lá se encontra a antiga Fábrica de Pólvora construída por D. João VI, a Casa dos Pilões, a Casa dos Cedros, o antigo portal da Academia de Belas Artes e o Solar da Imperatriz. São pouco mais de dois séculos de existência, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e definido pela Unesco como uma das reservas da biosfera. Beleza pura
Jardim Zoológico
Jardim Zoológico – Entrada da Quinta da Boa Vista (Visitação – Tel: (21) 2569 – 2024) /Fundação Jardim Zoológico do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil.
Impossível ir até a Quinta da Boa Vista e não visitar o Zoológico da cidade que fica dentro do parque. São mais de dois mil animais entre répteis, mamíferos e aves. As espécies raras e ameaçadas de extinção são as grandes vedetes como o Urubu Rei, a Ararajuba e o Cachorro do Mato Vinagre. Mas tem bicho pra todos os gostos! Elefante, macaco, girafa, veado, passarinhos de todos os tipos,e muito mais. O Zoológico do Rio de Janeiro também faz um belo trabalho de preservação do meio ambiente, investindo em programas de educação, qualidade de vida e pesquisa, sendo reconhecido no Brasil e no exterior.
Confeitaria Colombo
Confeitaria Colombo – Rua Gonçalves Dias, 32 / Centro – Rio de Janeiro Tel.: 2505.1500/Visitação – Diariamente.
Planetário
Planetário – Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100. Gávea. Telefone: 21- 2274-0046/ Visitação – Diariamente
Academia Brasileira de Letras
Academia B.Letras – Av. Presidente Wilson 203, Castelo, 
Telefone: (21) 3974-2500/Visitação – Diariamente
TeatroMunicipal
Teatro Municipal – Praça Floriano, s/nº – Centro – Cinelândia RJ/ Visitação -Diariamente
Sambódromo

Cidade do Samba
Pra fazer do carnaval o espetáculo que é hoje, as Escolas de Samba levaram muitos anos se organizando e trabalhando duro durante o ano todo, pra tudo sair perfeito no desfile do Sambódromo.Mas cada uma tinha seu barracão em lugares diferentes. Isso dificultava a organização da festa. A Cidade do Samba, inaugurada em 2005 na zona portuária, foi construída pra dar melhores condições de trabalho para a preparacão do carnaval num mesmo local. Lá estão instalados os centros de produção das principais Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Através de uma passarela você vai conhecer cada detalhe dos bastidores do carnaval.Como funcionam os ateliês de costura, a chapelaria, a adereçaria, oficinas de esculturas, além de apreciar a montagem dos carros alegóricos. A Cidade do Samba tem também uma praça central para apresentação de shows e uma vila olímpica para comunidades carentes. Um verdadeiro parque industrial do carnaval carioca.
Sambódromo – Av. Marquês de Sapucaí, Rio de Janeiro, RJ/Visitação – Diariamente
Cidade que faz o maior carnaval do país, o Rio de Janeiro não podia deixar de ter um lugar feito especialmente para o desfile das Escolas de Samba. E assim foi inaugurada em 1984 a Passarela Prof. Darcy Ribeiro, que todo mundo só conhece como Sambódromo. Projeto de Oscar Niemeyer, um dos arquitetos mais respeitados do Brasil, o Sambódromo fica na avenida Marquês de Sapucaí, no centro da cidade.Todo ano, as principais escolas de samba da cidade desfilam ali durante os 4 dias de carnaval. Seguem um calendário fixado pela Liga das Escolas de Samba, tudo organizado ao longo do ano. Como qualquer palco de espetáculo, o Sambódromo é dividido em setores.Arquibancandas, cadeiras de pista e camarotes com capacidade atualmente para 75.000 pessoas, mas o sambódromo já está em obras para aumentar esse número.É que lá também vai sediar parte dos Jogos Olímpicos de 2016: a final da maratona e o tiro com arco. Pra quem quer ver o desfile das escolas de samba durante o carnaval é bom comprar os ingressos com antecedência.
Ponte Rio Niterói
Ponte Rio Niterói – Ponte Rio Niterói/Visitação – A qualquer momento.
Arcos da Lapa
Arcos da Lapa /Visitação – A qualquer momento
Os Arcos da Lapa, porta de entrada do bairro, já vale a visita. Antigo aqueduto que levava água do Centro da Cidade para o bairro de Santa Teresa antigamente, hoje serve de via para os bondinhos que vão morro acima. Atravessando os Arcos, entramos num dos bairros mais antigos e boêmios do Rio de Janeiro. A maioria dos casarões centenários foram transformados em bares ou casa de shows. Tem samba, tem choro, tem rock, tem gafieira, tem chopp. Só a night não tem hora pra terminar por aqui. São tantas casas noturnas que nos finais de semana as principais ruas da Lapa são fechadas ao trânsito. Aí o bairro se transforma num caldeirão de gente de todas as idades, de todas as tribos, numa alegria sem fim. É na Lapa que fica uma escada que virou ponto turístico. A escadaria que leva o nome do artista que a decorou: Selaron. Um chileno radicado no Brasil que começou enfeitando a escada para a Copa do Mundo de 1994 com mais de 2000 azulejos nas cores da bandeira brasileira, vindos de vários países. De vez em quando, Selaron troca alguns azulejos por uma peça nova. E aí o trabalho vai se renovando dia a dia. Se você der sorte, pode cruzar com o artista pelas redondezas, afinal, ele mora numa das casas ao lado da escada.
Bosque da Barra – Avenida das Américas, km 6,5 – Barra da Tijuca Tel.: 3325-6519/ Visitação – diariamente – das 7h às 17h
Biblioteca Nacional
          


            
Biblioteca Nacional – Av. Rio Branco, 219 Centro Tel.: 2262-8255/ Visitação – de segunda a sexta de 9h às 20h. Aos sábados de 9h às 15h.

Centro Histórico
Centro Histórico
Nada melhor que conhecer a história de uma cidade pra entender como ela se expandiu. O Rio de Janeiro começou a ser habitada onde é hoje o centro da cidade. Ali foram construídos os primeiros prédios, casarios, igrejas, monumentos, que formaram o núcleo inicial da cidade. Daí fica explicado porque a região tem tantas riquezas arquitetônicas! Pra começar a Praça XV com O Paço Imperial, o Arco do Teles e o Chafariz da Pirâmide.As igrejas são outro espetáculo à parte. Aqui podemos destacar a Igreja da Antiga Sé e a da Ordem Terceira do Carmo, uma ao lado da outra. Seguindo pela rua Primeiro de Março, podemos ver o Palácio Tiradentes, hoje sede da Assembléia Legislativa do Estado e a antiga sede do Banco do Brasil, transformado num dos centros culturais mais movimentados da cidade. Ao lado tem a Casa Franca-Brasil, o Centro Cultural dos Correios, todos com agendas de exposições super badaladas. Seguindo pelas ruelas antigas, saímos na Rua do Mercado, um recanto cheio de bares e restaurantes, que parece parado no tempo. A história da cidade segue pelo Largo da Misericórdia , a Igreja de N.S. de Bonsucesso e o Museu Histórico Nacional. Caminhando em direção ao sul, estão a Praça Mauá , o Mosteiro de São Bento, a Igreja de N.S. de Montserrat, o Morro da Conceição e a zona portuária atualmente passando por grandes obras por conta dos preparativos para as Olimpíadas de 2016. Mais no coração do centro da cidade, tem o Largo da Carioca onde se encontra o Convento de São Bento. Um pouco mais adiante, a Cinelândia, uma grande praça rodeada pelo Teatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes, A Biblioteca Nacional e a Assembleia Legislativa da Cidade do Rio de Janeiro. E só ter disposição e um bom mapa que muitas surpresas boas aguardam quem se aventura pelo centro do Rio.
Museu Histórico Nacional
O Museu Histórico Nacional localiza-se na Praça Marechal Âncora
Estádio do Maracanã
Maracanã – Rua Professor Eurico Rabelo S/Nº- Visitação – Diariamente
O estádio inaugurado em 1950 para sediar a Copa do Mundo daquele ano, está em obras para receber a partida final da Copa do Mundo de 2014 e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016. Mesmo assim, vale a pena conhecer esse monumento, palco de tantos momentos especiais do futebol brasileiro. Foi no Maraca que Pelé fez seu milésimo gol, foi lá que foram realizadas várias finais de campeonatos cariocas , brasileiros, de jogos importantes da seleção brasileira e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan Americanos em 2007. Mas nem só de futebol vive a história do Maracanã. O estádio já recebeu partidas de voleibol, shows de astros da música brasileira como Roberto Carlos e Ivete Sangalo e ícones pop como Madonna, Paul McCartney, Rolling Stones, entre outros. Na entrada do estádio fica a estátua do Bellini, homenagem ao capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1958, que hoje é ponto de encontro de muitos torcedores antes do início dos jogos. O Maracanã também tem sua “Calçada da Fama”, onde vários craques brasileiros já deixaram sua marca dos pés. Mais uma curiosidade: o nome oficial do estádio é Mário Filho, jornalista que foi grande incentivador de sua construção. Mas enquanto o Maracanã está em obras vale a pena assistir um jogo no Engenhão, outro estádio carioca construído para o Pan de 2007 e que vem recebendo as partidas de futebol dos campeonatos que rolam pela cidade.
Bairro e Praia de Copacabana 
Praia de Copacabana: esse ponto turístico carioca é conhecido internacionalmente e já se tornou cenário para a composição de músicas. A praia tem águas cristalinas, um calçadão por onde as pessoas fazem caminhadas e contemplam o visual deslumbrante do mar. Quem visita Copacabana também pode praticar esportes como surf e vôlei. Nas imediações da praia, estão situados elegantes hotéis.
Bairro e Praia de Ipanema
Praia de Ipanema- 
Sao duas praias separadas apenas pelo canal do Jardim de Alah.Ao fundo, o Morro Dois Irmãos completa o cartão postal. Como Copacabana, sao quatro kilômetros divididos em postos. Ipanema vai do 7 ao 10. Leblon tem o 11 e o12. E cada qual com sua tribo de frequentadores.A pedra do Arpoador no início de Ipanema, é o point ideal pra curtir o por do sol e os surfistas que pegam onda até a noite. Entre os postos 8 e 9 é a área gay da praia. Bandeiras do arco- iris delimitam o pedaço. No posto 9 é a galera jovem, underground, que nos verões curtem a praia até tarde com direito a salva de palmas a cada por do sol. Um pouco mais adiante, em frente ao coqueirão, patricinhas e mauricinhos lançam moda a cada verão. Do posto 10 em diante as tribos se misturam, e no 12, já no Leblon, a concentração de carrinhos de bebês indica: é o espaço destinado aos pequenos, mais conhecido como baixo bebê. A ciclovia também está presente por aqui.Tem muitas outras praias pela cidade. E só ter disposição. Você não vai se decepcionar. E Praia da Tijuca.
Bairro e Praia do Leblon
As praias do Leblon e de Ipanema são separadas por um canal, uma é quase extensão da outra.
Mirante do Leblon
Catedral Metropolitana
Catedral Metropolitana
O estilo moderno do prédio em forma de cone chama a atenção de quem passa pelo centro do Rio. Projetada pelo arquiteto Edgard de Oliveira Fonseca, a Catedral foi inaugurada em 1979 e por 2 vezes já recebeu a visita do Papa João Paulo II. Da porta principal decorada com 48 baixo-relevos de bronze, passando pelos vitrais sobre as paredes nos quatro pontos cardeais, à cruz pendurada sobre o altar através de cabos, tudo remete à fé. No interior da Catedral ainda podemos apreciar esculturas de Humberto Cozzi e atrás da sacristia, na Capela do Santíssimo, dois candelabros de Nicola Zanotto. O Museu de Arte Sacra fica no subsolo onde estão a fonte usada para batizar os príncipes da Família Real Portuguesa, o trono de D. Pedro II e a Rosa de Ouro concedida à Princesa Isabel pelo Papa Leão XIII celebrando a assinatura do Ato de Abolição da Escravatura no Brasil. História e fé juntos num mesmo espaço.
Niterói
Niquiti, como é chamada pelos mais íntimos, fica do lado oposto ao Rio de Janeiro, margeando a Baía de Guanabara. Antiga capital do Estado até 1975, Niterói era até décadas atrás uma cidade-dormitório, onde a maioria de seus moradores trabalhava no Rio. Hoje tem vida própria e é considerada uma das melhores cidades pra se viver no país. Suas praias, principalmente as chamadas oceânicas, como Itacoatiara, Piratininga, Itaipu e Camboinhas são famosas pela beleza e pela tranqüilidade que ainda existe por lá. Niterói abriga vários prédios modernos projetados por Oscar Niemeyer, um dos mais brilhantes arquitetos brasileiros. Um deles, o Museu de Arte Contemporânea, na praia de Boa Viagem, na beira da Baía de Guanabara é parada obrigatória. Niterói também tem prédios históricos, como o Solar do Jambeiro e o Teatro Municipal. Outro lugar interessante pra se conhecer é o Mercado de Peixes, que fica no centro do cidade. Na parte de baixo você pode comprar peixes super frescos, aliás é o que fazem muitos cariocas que vão a Niterói só pra isso. Na parte de cima do mercado vários bares oferecem os peixes recém-comprados acompanhados de uma cerveja super gelada e o melhor, com preços super camaradas! Você pode ir a Niterói de carro, atravessando os 13 km da Ponte Rio- Niterói que corta a Baía de Guanabara ou de barcas, que saem do centro do Rio e levam 20 minutos pra chegar lá.Fortaleza de Santa Cruz da Barra em Niterói
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Baía de Guanabara
Baía de Guanabara
Já imaginou sair de barco pelo mundo e dar de cara com a Baía de Guanabara? Puro êxtase! Foi mais ou menos assim que aconteceu com os portugueses quando descobriram o Brasil há mais de 500 anos. Se essa é a história verdadeira, a gente não sabe, mas também não é isso que importa no momento. Verdade é que a Baía de Guanabara cantada, pintada e estudada por poetas, artistas e pesquisadores encanta quem a vê por terra, pelo mar ou até pelo alto, chegando de avião na cidade. Foi no entorno da Baía que o Rio de Janeiro cresceu junto com outros municípios formando uma enorme região metropolitana e um dos maiores parques industriais do país.Com isso, por falta de cuidado e planejamento, hoje a Baía de Guanabara apesar de bela, é muito poluída e os governantes todo ano prometem melhorar essa situação. Mesmo agonizando, ainda há vida dentro dela. Golfinhos, tartarugas e vários tipos de peixes passeiam pela Baía. Visitar a Ilha de Paquetá, o Forte de Santa Cruz ou as Ilhas Cagarras são passeios que você também pode fazer, e garantimos, não vai se decepcionar.
Feira de São Cristóvão
Feira de São Cristóvão
No começo era só um encontro de retirantes nordestinos vindos morar no Rio de Janeiro que cantavam e comiam quitutes da terra natal pra matar as saudades. Não podia faltar o forró, o cordel, o repente, o girimum e a macaxeira, cultura do nordeste em forma de música, poesia e gastronomia. O local era o mesmo de hoje, São Cristóvão, zona norte da cidade. Só que tudo era feito de forma improvisada. Pelas calçadas do Campo de São Cristóvão as barracas de comida, artesanato, música e tudo que tivesse haver com o Nordeste se misturavam do jeito que dava. A animação era tanta que a Feira começava no sábado de manhã e só terminava domingo à noite, aliás, horário que continua até hoje. Cariocas e outros “forasteiros” começaram a freqüentar a festa que acabou ganhando em 2003 um espaço mais organizado, no mesmo local, só que dentro do Campo de São Cristóvão. Agora tem barracas de alvenaria, 2 palcos para shows, restaurantes com ar condicionado e muita animação.
Estádio do Engenhão
Engenhão
O nome tem haver com o bairro onde fica o Estádio: Engenho de Dentro. Na verdade, esse é o apelido. O nome oficial é Estádio Olímpico João Havelange, homenagem ao presidente honorário da Fifa, também denominado Stadium Rio.Mas não adianta, assim como o Maracanã, todo mundo só chama de Engenhão. Inaugurado em 2007 para sediar as competições de atletismo e futebol dos Jogos Pan Americanos, hoje é arrendado pelo Botafogo, clube carioca de futebol. O estádio é moderno, com largos corredores de circulação nas arquibancadas e já existe um projeto de ampliação da capacidade de 50 mil para 60 mil espectadores, uma exigência do Comitê Olímpico Internacional para o Engenhão receber as provas de atletismo nas Olimpíadas de 2016. Na ala oeste do estádio ficam as estátuas de Nilton Santos e outra de Garrincha, dois craques botafoguenses. Apesar de um pouco mais distante, é fácil chegar no Engenhão. Tem uma linha de trem direto da Estação Central do Brasil para o estádio.
Lagoa Aventuras
Lagoa Aventuras
Avenida Epitácio Pessoa, 3000
Que tal praticar esportes radicais numa unidade de conservação ambiental no coração da sul carioca? Essa e a idéia da Lagoa Aventuras, que funciona no Parque da Catacumba, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.Você pode escolher entre o arvorismo alto, o arvorismo baixo, o muro de escalada, a tirolesa ou o rapel. Em qualquer das cinco atividades a adrenalina e a segurança estão garantidas.
Bairro Santa Teresa
Bairro Santa Teresa
Quer conhecer um Rio de Janeiro totalmente diferente, sem praias, sem trânsito e muito charme? Então você não pode deixar de ir a Santa Teresa! A maneira mais legal de chegar lá é de bondinho, que tem uma estação de embarque no centro da cidade, pertinho da estação Carioca do metrô. Aí é se preparar para um visual deslumbrante! À medida que o bondinho sobe as ladeiras de Santa, casarões antigos, recantos bucólicos, centros culturais, lojas de artesanato e a vista da cidade lá embaixo vão aparecendo em cada curva, devagarinho, no ritmo do bairro. Tênis ou sapatos confortáveis são recomendados pra quem quer “bater perna” pelo bairro e conhecer mais de perto o Largo dos Guimarães, o Museu da Chácara do Céu, o Parque das Ruínas, o convento das Carmelitas, visitar um dos muitos ateliês espalhados pelo bairro e quem sabe ainda se deliciar com a comida de um entre tantos restaurantes que existem em Santa Teresa. 
Praia Vermelha
 Lagoa Rodrigo de Freitas

Museu Nacional de Belas Artes, , Cinelândia, Aterro do Flamengo, Palácio Guanabara e Estádio do Fluminense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia