terça-feira, 6 de março de 2012

''Engenhocas''

Irrigação  Barata
Telha de Pet

Tubos e Conexões

Casa de Passarinho com Pets e Cds.


Iluminação 

Em 2002, em pleno apagão, o mecânico de Uberaba percebeu que poderia escapar do breupendurando no telhado de casa garrafas plásticas cheias de água. 'É uma garrafa PET de dois litros, com água limpa, duas tampinhas de água sanitária e um potinho de filme de máquina fotográfica para proteger do sol, para não estragar a tampa', ensina seu Alfredo.

A invenção atravessou divisas e virou atração no Parque Ecológico Chico Mendes, na Grande São Paulo.

Também atiçou a curiosidade da ciência. O engenheiro elétrico Clivenor de Araújo Filho mediu a intensidade de luz de cada garrafa. 'Essa luminosidade equivale a uma lâmpada entre 40 e 60 watts', constata.

A idéia luminosa de seu Alfredo se espalhou pela vizinhança. 
A dona de casa Geralda Monteiro de Melo tratou logo de instalar as tais lâmpadas de água em casa, até no banheiro. 'O banheiro era incrível de escuro e agora está claro. Ela não tem desvantagem nenhuma. Funciona quando chove, não tem goteira', garante dona Geralda.

Aprovação também na oficina do torneiro mecânico José Marcos de Castro. 
A conta de luz baixou. As lâmpadas estão lá há dois anos e sem nenhuma manutenção. 'É só deixar lá. Quando eu chego de manhã, já estão ligadas. À noite, desligam automaticamente', diz.

A imagem é curiosabicos de garrafas para fora dos telhados no bairro todo.

Sem janelas e com o orçamento apertado, a dona de casa Lídia Arapongas também fez furos no teto para sair da penumbra. 'É ótimo', elogia.

Idéias simples como essas podem ajudar o planeta, mas precisam ser postas em prática com a urgência que a natureza agora impõe. Rafael e seus colegas de escola, seu Jairo e seu Alfredo já começaram a cuidar do futuro.



Há um parque em Osasco, São Paulo, chamado Parque Chico Mendes,e nele há um galpão, e no telhado desse galpão foram instaladas garrafas pet transparentes substituindo as lâmpadas. Como resultado, conseguiu ambientes bem iluminados, mesmo que o dia esteja nublado, sem gastar energia elétrica e sem poluir o ar.
A invenção é do mecânico mineiro Alfredo Moser. Em 2002, em meio à crise do setor enérgico, ele bolou o sistema para evitar que sua oficina ficasse sem luz. Em pouco tempo, outras casas adotaram a novidade.
A iluminação por garrafa plástica está sendo empregada no Parque Chico Mendes há quatro anos. A água colocada dentro da garrafa é tratadacom cloro e, sobre a tampa do recipiente, coloca-se um tubo de filme fotográfico para proteger o líquido da irradiação solar. "Mesmo que o sol não esteja forte, a iluminação projeta-se pela água e deixa todo o ambiente claro", explica Marx, o secretário do Meio Ambiente de Osasco!




AQUECIMENTO SOLAR COM PETS




Como pode uma idéia contribuir para a redução da degradação meio ambiente, trazer benefícios  sociais e ainda ajudar na economia do lar? O comerciante de Tubarão José Alcino Alano, 54 anos, conseguiu juntar essas três características em um invento simples, mas revolucionário: um sistema de aquecimento solar de água feito com garrafas plásticas de refrigerante, o pet, e caixas de leite de um litro
Tubarão: Como pode uma idéia contribuir para a redução da degradação meio ambiente, trazer benefícios sociais e ainda ajudar na economia do lar? O comerciante de Tubarão José Alcino Alano, 54 anos, conseguiu juntar essas três características em um invento simples, mas revolucionário: um sistema de aquecimento solar de água feito com garrafas plásticas de refrigerante, o pet, e caixas de leite de um litro. O esquema é mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente, conhecido tecnicamente de sistema termo-sifão. A diferença está justamente do material utilizado. As garrafas, as caixas de leite e alguns metros de canos de PVC são utilizados para confeccionar o painel que serve para a aquecer a água. As caixinhas recortadas e os canos são pintados de preto fosco para absorverem a energia solar e a transformar em calor. As garrafas envolvem os canos por onde passa a água e mantém o calor através de efeito estufa. A água sai da caixa d"água em temperatura ambiente, passa lentamente pelo sistema, eleva a sua temperatura e volta para a caixa. Após seis horas em média nesse ciclo constante, a água pode chegar a uma temperatura de até 38º Celsius no inverno sul-catarinense ou 50º no verão. "No inverno, como o frio é demais na nossa região, ás vezes ligamos o chuveiro elétrico com controle eletrônico no mínimo somente para dar aquecida a mais, pois o sistema já quebrou aquele gelo. Já no verão a água fica realmente quente e é preciso misturar com água fria para não se queimar", conta seu José Alano, que usa o aquecedor de pet em sua casa desde outubro de 2002. "Resolvi elaborar esse projeto ao perceber o grande desperdício de plástico e de papel que promovemos ao jogarmos essas garrafas e caixas no lixo", conta. Na sua residência, o sistema abastece dois banheiros e custou um investimento total de R$ 83,00. Apesar de hoje estar precisando de uma ampliação, Zé Alano, como é mais conhecido, consegue economizar até 120 quilowatts de energia elétrica por mês. O sonho do comerciante agora é ver o seu invento sendo utilizado em escolas, creches, entidades e pela comunidade em geral. "Nós registramos a patente não para desenvolver um processo industrial, mas justamente para evitar que outros não utilizem comercialmente a idéia", ressalta. Para tanto, seu José tem buscado apoio de entidades para levar o seu projeto, que ainda não foi instalado em nenhum outro lugar, adiante. "Se você parar para pensar, vai perceber que, na verdade, não estou fazendo isso por caridade, afinal, reaproveitando o lixo, vou estar fazendo um mundo melhor para mim, para meus filhos para os meus netos", diz empolgado. "Mas somente consegui chegar a esse resultado graças à ajuda da minha esposa, Lizete, e de meus filhos". Interessados em conhecer o projeto de seu José Alcino podem entrar em contato através do e-mail da família Alano walano@ibest.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia