quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

LIVRO, O EGÍPCIO- Mika Waltari

                           

O livro  conta a vida de um médico egípcio -Sinuhe- médico do Faraó e narrador da história. Abandonado quando criança, foi criado por pais adotivos. Tendo ingressado na corte do faraó Amenhotep IV (Akhenaton),ele conhece uma mulher bela e ardilosa, por quem se apaixona de tal forma, que perde todos os seus bens e a própria dignidade moral, fugindo de seu país. Trava amizade com um dos comandantes do Faraó - Horemheb -  que dirige sua carruagem passando por cima das mulheres, crianças e velhos das terras conquistadas.
Sinujhe se torna espião do exército egípcio, viajando, então,  para as terras da Babilônia, Creta, Gaza, Hati e Síria.O autor, um finlandês, faz nesta obra a reconstituição da história egípcia de mais de um milênio antes de Cristo.Narra fatos reais em estilo literário, abrangendo todo o mundo conhecido a época, nos levando a 'viajar' com ele por lugares fascinantes:
 "Falarei agora de Creta e do que vi acolá;(...).Em parte alguma do mundo eu vi algo tão estranho e belo como Creta, por mais verdadeiro que seja haver eu viajado por todas as terras conhecidas.Assim como a espuma cintilante arrebenta na praia, como as bolhas fulguram em todas as cinco cores do arco-íris, como o reverso das conchas fulge expondo a madrepérola, assim Creta se ostentou diante dos meus olhos".
Outros personagens são,  ainda, Neferneferner, "com quem as irmãs do pecado jamais poderiam competir"; Minea, a virgem votada aos deuses e que dançava nua diante dos touros sagrados; Nefertiti, "cuja beleza perigosa em demasia,por estar combinada com a malícia e a inteligência aguda"; o escravo  Kaptah Kaketamon e a irmã do Faraó Akhnaton.
A história do Faraó é contada com boas doses de intrigas, morte, guerra, paixão, amor e luta religiosas, ao mesmo tempo em que Sinuhe vai revelando sua vida, ora radiante, ora sem esperanças.

Ficção e fatos reais interagem o tempo todo, tendo como foco a corrupção e os valores humanos, dando ao leitor o verdadeiro prazer de uma boa obra literária. A editora é a Itatiaia, aqui das Minas Gerais.São 543 páginas.
Segredos da construção das pirâmides, dos deuses, do ocultismo, tudo isso em O Egipcio que é uma excelente obra, em livro que já se torna raro entre os colecionadores, encontrado em algumas bibliotecas, narra em memórias, uma história que tem por cenário o Antigo Egito e sua maravilhosa e misteriosa civilização, voltada ao crescimento material, as conquistas de terra, ao engrandecimento cultural de toda uma nação e o seu ocultismo, com o foco religioso voltado para o tipico politeismo tendo como o deus máximo Amon-ha. O personagem principal, que é tambem o narrador, é um médico chamado de Sinue, criado por pais de classe abastada egipcia, sem ser da corte do faraó, foi educado desde criança para ser médico na casa da vida, o que lhe daria o título de sacerdote, uma vez que os medicos operavam o corpo e alma. Apaixona-se perdidamente pela mais linda das mulheres que ja existira, chamada Nefer-Nefer-Nefer, o que significa tres vezes bela, ela o seduz com seu corpo e carícias luxuriosas e ele, ingenuamente trasnfere toda a sua fortuna para ela, que se não bastasse ainda lhe toma os direitos da sepultura dos pais. Vencido pelos desejos que lhe sucitavam os encantos da bela, embrenha-se na bebida e na devassidão do seu carátger, corrompendo-se,m até ser atirado ao cárcere como um indigente. Recupera-se e volta a clinicar, ganha dinheiro e respeito, prepara uma poção e a entrega em segredo para que fosse sorvida pela traidora, que atacada de mau subito é tida como morta, enviada como pobre e indigente para a casa da morte, onde esperaria para ser embalsamada, desperta ao ter o seu suposto cadaver violentado por um dos trabalhaodres fétidos daquele lugar, logo seduz a todos, exigindo em troca do seu amor as joias dos mortos, foge e se retira de cena, mais rica do que fora. Enquanto isso, Sinue julgando-se satisfeito, não sabendo do desenrolar do caso, parte em viagem ao redcor do mundo, conhece uma moça muito linda, que se torna o amor verdadeiro da sua vida, mas a jovem era uma vestal escolhida desde criança para ser sacrificada ao deus minotauro e Sinue nao consegue impedir esse grave e trágico fim de sua amada, mas descobre que o deus estava morto e em seu lugar atuava o sacerdote que nao queria deixar a noticia se espalhar. O Egipcio está repleto de segredos dos faraos, seus deuses, seus embustes e sua corte, toda a política do Egito Antigo é desvendada nas mais de quinhentas páginas dessa maravilhosa obra que além de um excelente romance traz, ainda, a baila, um pouco dos segredos da Grande Pirâmide. A revelação da história real confunde-se com o romanesco, o que nos dá motivos de imaginar quase com perfeição como era e como vivia aquela misteriosa sociedade.


o AUTOR

O finlandês Mika Waltari nasceu na capital Helsinki em 19 de setembro de 1908 e morreu em 26 de agosto de 1979. Waltari perdeu o pai, um pastor luterano, aos cinco anos de idade. Durante sua infância, presenciou a Guerra Civil Finlandesa. Na juventude, ingressou na Universidade de Helsinki para estudar teologia, de acordo com o desejo da mãe, mas logo abandonou-a pela filosofia e pela literatura, graduando-se em 1929. Enquanto estudava, contribuía para artigos em revistas e escrevia poesias e contos, sendo seu primeiro livro publicado em 1925. Em 1927 foi para Paris onde escreveu um de seus maiores romances, "A grande ilusão", uma história de vida boêmia. Casou-se em 1931 com Marjatta e tiveram uma filha, Satu, que também se tornou escritora.




Durante as décadas de 1930 e 1940, Waltari trabalhou como jornalista e crítico, escrevendo para um grande número de jornais e revistas e viajando por toda a Europa. Também foi diretor da revistaSuomen Kuvalehti. Ao mesmo tempo, continuou escrevendo livros de vários gêneros, movendo-se facilmente de um estilo literário para outro. Em 1945 foi publicado o seu primeiro e mais bem-sucedido romance histórico, "O Egípcio", que fala sobre corrupção e valores humanos em um mundo materialista justamente depois da Segunda Guerra Mundial. O livro tornou-se um best-sellerinternacional, servindo de base para um filme de Hollywood do mesmo nome. 
Waltari escreveu outras sete obras históricas, baseadas em várias culturas antigas, como por exemplo "The dark angel" (O anjo negro), transcorrida durante a queda Itálicode Constantinopla em 1453. Nessas obras, Waltari dava bastante destaque ao seu pessimismo e, em duas histórias ambientadas no Império Romano, à sua convicção cristã, como no livro "The Secret of the Kingdom" (Valtakunnan Salaisuus). Tornou-se membro da Academia Finlandesa em 1957 e recebeu título de doutor honorável em 1979 pela Universidade de Åbo-Turku. Waltari foi um dos mais prolíficos escritores da Finlândia e é considerado o seu mais conhecido escritor. Seus trabalhos foram traduzidos para mais de 40 idiomas. (transcrito de Wikipedia)
O autor Mika Waltari ambientou seu romance em uma época séculos antes do nascimento de Jesus Cristo. O bem-sucedido jovem médico Sinuhe, sempre acompanhado de seu servo Kaptah (Peter Ustinov) e apaixonado por Merit (Jean Simmons), presta assistência ao epilético faraó Akhnaton(Michael Wilding) que, convencido da existência de um único deus, enfurece os sacerdotes politeístas que secretamente planejam o seu assassinato.
O affair de Sinuhe com Nefer (Bella Darvi) muda o curso da história, enquanto que Merit, uma monoteísta, seguidora das idéias do faraó, é assassinada por uma flecha que acerta o seu coração. O faraó é também assassinado, por Horemheb (Victor Mature), que sobe ao trono.
Com sua carreira arruinada, Sinuhe leva os corpos de seus pais para serem embalsamados na casa dos mortos, ele próprio tendo de trabalhar no lúgubre lugar.
Até onde vai a minha memória, o filme finaliza com Sinuhe, velho, no deserto, adorando ao Único Deus, a exemplo do faraó Aknahton.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia