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Os chineses descobriram o chá, mas chá foi introduzido na Europa pelos portugueses no século XVI. Conhecido como um hábito tipicamente britânico, o “chá das cinco” foi introduzido na corte inglesa por Catarina de Bragança, princesa portuguesa, filha de D. João IV esposa de Carlos II. O dote de Catarina deve ter sido um dos mais exóticos e sumptuosos da História: 500 mil libras de ouro, o livre comércio de Inglaterra com as possessões portuguesas na Ásia, em África e nas Américas, a cidade de Bombaim e uma caixa de chá. O dote de Catarina foi determinante para o futuro imperial da Inglaterra e o chá iria mudar para sempre a vida dos seus súbditos, tornando-se um elemento indissociável da sua personalidade e da sua maneira de ser. Em 1662, quando chegou à Inglaterra, ela estava gripada e suas damas de companhia ensinaram os servos do rei a preparar o chá.
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O five o'clock tea transformou-se numa instituição britânica, mas foi a consorte portuguesa do rei D. Carlos II a responsável pelo hábito e, principalmente, pela apresentação da geléia de laranja, que se tornou na célebre marmalade.
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Catarina também ficou conhecida por ter ensinado a corte inglesa a substituir o rústico serviço de metal (pratos e canecas) pela fina porcelana chinesa. No entanto, só por volta do ano de 1830 é que esta tradição foi completamente implementada pelos ingleses, com a ajuda da Duquesa de Bedford, que considerava o “chá das cinco” uma oportunidade para exibir maravilhosas peças de porcelana e prata. Como consequência, foram criadas regras de etiqueta para o serviço de chá e receitas que fariam parte do cardápio (e que ainda hoje fazem) como: torradas com manteiga, geleia ou mel; scones, muffins, bolos e uma grande variedade de biscoitos e pãezinhos.
No século 19, proliferaram os salões de chá. O cardápio aumentou e a bebida passou a dividir espaço com novidades trazidas pelos navegadores, como o café e o chocolate.
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Há séculos que o chá se serve, com pompa e circunstância, num ritual que promete transformar qualquer tarde num momento de convívio social, com muitos e deliciosos sabores à mistura. Embora os tradicionalismos de outrora possam não ser aplicáveis nos dias que correm, servir um chá das cinco é sempre um convite irrecusável.
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Enquanto os colonos precisavam se alimentar com fartura, a pausa para o chá era uma oportunidade de mostrar o luxo da prataria combinada com a mais fina porcelana. Menos alimentos eram dispostos à mesa e as regras de etiqueta eram mais rígidas. No chá das cinco, o cardápio segue a mais fina tradição da pastisserie francesa (confeitaria).
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Na lista de petiscos que acompanham o tradicional chá inglês - chá preto indiano e fermentado - entram as torradas com manteiga, geléia ou mel, os scones (pães de minuto adocicados), muffins, bolos, biscoitos de diferentes tipos e pãezinhos salgados. Tudo deveria ser servido em pequenas porções, ricamente decoradas.
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Primeiro, deve-se comer os sanduíches de queijo, peixe e pepino. Logo após, os scones com geléia de morango e creme. Para finalizar, os delicados doces (pastries) de chocolate, tortas, biscoitos escoceses e bolos galeses. Uma maravilha de fazer inveja a qualquer culinarista.
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Outra curiosidade: diferente dos brasileiros, os ingleses tomam o chá com um pouco de leite gelado e açúcar. Dependendo da origem, ele pode ser servido com fatias pequenas de limão, como é o caso das ervas vindas da China.
Em Londres, é possível viver algumas das melhores experiências relacionadas com o “chá das cinco”. Se não quiseres perder a oportunidade de experimentar os melhores menus, recomendamos o Harrods, o Fortum and Mason e ainda os hotéis Ritz, Savoy ou o Dorchester.
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Da próxima vez que fizer um convite para lanchar, pense duas vezes e reformule esse convite: diga aos amigos que estão convidados para um chá das cinco! Envie um divertido email ou SMS ou pegue no telefone e convoque a família para uma tarde de chá, scones, boa disposição e boa conversa. Coloque um RSVP no convite – para além de dar um toque de elevada importância ao evento, permitir-lhe-á saber exatamente com quantos convidados conta para o chá das cinco. E, tal como o nome indica, marque para as cinco da tarde!
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-A história
A história da marca inglesa TWININGS se confunde com a expansão do hábito de tomar chá no Ocidente. Oriundo de uma família de tecelões, Thomas Twining tornou-se comerciante em virtude de uma crise econômica. Em 1706, comprou uma pequena cafeteria em Londres que viria a se tornar, provavelmente, a primeira empresa a comercializar chás no mundo, imortalizada no sobrenome de seu fundador. A localização do estabelecimento foi muito bem escolhida, entre Westminster e a cidade de Londres, onde vivia a aristocracia inglesa depois do grande incêndio ocorrido na cidade (Great Fire of London).
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Sob a porta de seu café, Thomas colocou a imagem de um leão dourado, que permanece como símbolo da empresa. Como nesta época havia muitos estabelecimentos deste mesmo tipo, o fundador resolveu utilizar seu vasto conhecimento adquirido com o comércio de chás. O diferencial da Thomas Twining Coffee House era o chá, importado da china, que fazia parte do cardápio. A bebida “pecaminosa”, como era considerada pela Igreja Católica na época, conquistou o paladar inglês. O negócio dava tão certo, que as mulheres, proibidas de freqüentar cafés, esperavam na porta do estabelecimento enquanto um criado buscava a novidade. Como o chá ganhava popularidade entre a aristocracia inglesa, rapidamente o estabelecimento conquistou a reputação de vender os mais finos chás da cidade.
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Em 1717, Thomas resolveu inaugurar uma segunda loja, especializada somente em chás para as mulheres, localizada três casas adiante da cafeteria. Foi a alegria das inglesas, que saíam para comprar seus chás ou tomá-los no salão enquanto falavam da vida alheia. Em 1734 a TWININGS abandonou o café e passou a comercializar somente chás. Com a morte de Thomas em 1741, seu filho Daniel, assumiu os negócios. Sob nova gerência, a TWININGS começou a exportar seus famosos chás para os Estados Unidos em 1749, tendo como um de seus principais clientes o perfeito de Boston. Em 1787, seu neto e herdeiro, Richard, deu ares mais grandiosos à fachada da loja. O leão dourado recebeu a companhia de dois chineses, para remeter às origens dos produtos comercializados na loja. Criou também um símbolo distintivo: o nome TWININGS (sem apóstrofe), com uma tipologia que até hoje enfeita as embalagens da marca. Há mais de dois séculos em vigor, é o logotipo ainda em uso mais antigo do mundo.
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O novo herdeiro também convenceu o governo britânico a baixar os tributos do produto, nesta época os impostos do chá eram altíssimos. Com isso, ele conseguiu que a bebida ficasse acessível para toda população. Foi então que as vendas da TWININGS dispararam. Earl Grey é o sabor da TWININGS mais vendido no mundo e por isso considerado sinônimo da marca. A lenda diz que Earl Grey ou melhor, Conde Grey, Primeiro Ministro da Inglaterra entre 1830 e 1834, foi presenteado com essa sofisticada receita por um mensageiro em uma viagem à China. Sendo Thomas Twining, seu fornecedor oficial, passou a fabricar a receita original, que é um sucesso até os dias de hoje. Sempre zelando pela pureza e qualidade, desde 1837 a TWININGS tem o privilégio de ser fornecedora exclusiva de chá da realeza britânica, tanto que utiliza o título “By Appointment to Her Majesty Queen Elizabeth II”, impresso nas embalagens dos produtos.
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No começo do século, em 1910, a empresa inaugurou sua primeira loja na cidade de Paris. Em 1933, a marca lançou no mercado o English Breakfast, um blend de chás que se tornaria extremamente popular no mundo inteiro. Foi somente, em 1956, que a TWININGS começou a produzir seus famosos chás em saquinhos. Em 1964, a TWININGS of LONDON foi comprada pela ABF (Associated British Foods), um das maiores empresas alimentícias da Europa. Nas décadas seguintes a TWININGS difundiu seus produtos por muitos países, introduzindo também muitas novidades como os chás descafeinados na década de 80; uma linha de chás gelados prontos para beber em garrafinhas (Iced Tea), introduzido em 1981; os chás orgânicos em 1996; os chás populares sob a marca Evereday Tea (2005); bebidas a base de chocolate (2005) e uma pequena linha composta por quatro tipos de cafés de alta qualidade (2007). Hoje em dia a tradicional marca é comandada por Stephen Twining, a décima geração de um clã tão dedicado ao chá quanto a monarquia ao protocolo.
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Os chás
A TWININGS oferece uma ampla variedade de sabores: desde os famosos chás pretos até exclusivos sabores de chás verdes e infusões de flores e frutas. Entre as enormes variedades destacam-se três deliciosos sabores de chás verdes: Jasmine (chá de cor clara, e baixo teor de cafeína), Green tea & Mint (chá verde com menta) e Green tea & Lemon (chá verde com limão). O Earl Grey é o sabor da TWININGS mais vendido no mundo e por isso considerado sinônimo da marca. Um clássico entre os chás sofisticados, este chá preto é aromatizado com óleo de bergamota do Mediterrâneo, o que resulta em um sabor delicadamente refrescante. Outros chás que se destacam no enorme portifólio da marca são: English Breakfast (originário do Ceilão e Índia, possui um sabor encorpado e forte, ideal como bebida para despertar); Ceylon Breakfast (chá delicado e claro que resulta numa bebida dourada de fragrância leve); Lady Grey (chá preto aromatizado com cascas de laranja e limão, proporciona uma refrescante sensação); Black Kurrant (chá preto aromatizado com cassis (groselha preta), ideal para o início da noite); Orange & Cinnamon (chá preto com laranja e canela); Four Red Fruits (chá preto aromatizado de cereja, morango, framboesa e groselha vermelha); Lemon Scented (refinado chá preto originário do Ceilão que possui limão em sua composição); Ceylon Orange Pekoe (saborosa bebida de cor dourada, produzida a partir da folha de Pekoe); Darjeeling (chá de sabor delicado, proveniente da região do Himalaia, conhecido pela produção dos chás mais caros do mundo).
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As infusões de ervas e frutas da TWININGS são naturais e sem cafeína. Muito saborosas, apreciadas para relaxar ou reanimar, podendo ser consumidas quentes ou frias, as principais são: Camomile (chá à base de flores de camomila que possui propriedades calmantes e digestivas); Peach & Passion (o sabor do maracujá misturado com o aromático pêssego); Strawberry & Mango (deliciosa mistura de morango com manga, excelente bebida para matar a sede no verão); Pure Peppermint (refrescante infusão feita a partir de puras folhas de hortelã, conhecida por auxiliar na digestão); Lemopn Twist (uma única e energética mistura de casca de limão, laranja, flores de hibiscos, aquênios de roseira, erva cidreira e raiz de chicória tostada); Rosehips & Hibiscus (revitalizante chá de Rosehip, uma fruta com alto conteúdo de vitamina C, que aumenta a resistência contra resfriados e gripes).
A tradicional loja
City é o nome dado à parte mais antiga de Londres. É exatamente nesta região que está localizada a antiga loja da TWININGS, inaugurada em 1717. Sim, é só uma portinha, diante da Corte de Justiça. Mas, repare na classe. E atente para o detalhe: o brasão da Família Real. Significa que a casa é fornecedora da corte - não a de Justiça, mas a do Palácio de Buckingham.-
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Em 1717, Thomas resolveu inaugurar uma segunda loja, especializada somente em chás para as mulheres, localizada três casas adiante da cafeteria. Foi a alegria das inglesas, que saíam para comprar seus chás ou tomá-los no salão enquanto falavam da vida alheia. Em 1734 a TWININGS abandonou o café e passou a comercializar somente chás. Com a morte de Thomas em 1741, seu filho Daniel, assumiu os negócios. Sob nova gerência, a TWININGS começou a exportar seus famosos chás para os Estados Unidos em 1749, tendo como um de seus principais clientes o perfeito de Boston. Em 1787, seu neto e herdeiro, Richard, deu ares mais grandiosos à fachada da loja. O leão dourado recebeu a companhia de dois chineses, para remeter às origens dos produtos comercializados na loja. Criou também um símbolo distintivo: o nome TWININGS (sem apóstrofe), com uma tipologia que até hoje enfeita as embalagens da marca. Há mais de dois séculos em vigor, é o logotipo ainda em uso mais antigo do mundo.
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O novo herdeiro também convenceu o governo britânico a baixar os tributos do produto, nesta época os impostos do chá eram altíssimos. Com isso, ele conseguiu que a bebida ficasse acessível para toda população. Foi então que as vendas da TWININGS dispararam. Earl Grey é o sabor da TWININGS mais vendido no mundo e por isso considerado sinônimo da marca. A lenda diz que Earl Grey ou melhor, Conde Grey, Primeiro Ministro da Inglaterra entre 1830 e 1834, foi presenteado com essa sofisticada receita por um mensageiro em uma viagem à China. Sendo Thomas Twining, seu fornecedor oficial, passou a fabricar a receita original, que é um sucesso até os dias de hoje. Sempre zelando pela pureza e qualidade, desde 1837 a TWININGS tem o privilégio de ser fornecedora exclusiva de chá da realeza britânica, tanto que utiliza o título “By Appointment to Her Majesty Queen Elizabeth II”, impresso nas embalagens dos produtos.
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No começo do século, em 1910, a empresa inaugurou sua primeira loja na cidade de Paris. Em 1933, a marca lançou no mercado o English Breakfast, um blend de chás que se tornaria extremamente popular no mundo inteiro. Foi somente, em 1956, que a TWININGS começou a produzir seus famosos chás em saquinhos. Em 1964, a TWININGS of LONDON foi comprada pela ABF (Associated British Foods), um das maiores empresas alimentícias da Europa. Nas décadas seguintes a TWININGS difundiu seus produtos por muitos países, introduzindo também muitas novidades como os chás descafeinados na década de 80; uma linha de chás gelados prontos para beber em garrafinhas (Iced Tea), introduzido em 1981; os chás orgânicos em 1996; os chás populares sob a marca Evereday Tea (2005); bebidas a base de chocolate (2005) e uma pequena linha composta por quatro tipos de cafés de alta qualidade (2007). Hoje em dia a tradicional marca é comandada por Stephen Twining, a décima geração de um clã tão dedicado ao chá quanto a monarquia ao protocolo.
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Os chás
A TWININGS oferece uma ampla variedade de sabores: desde os famosos chás pretos até exclusivos sabores de chás verdes e infusões de flores e frutas. Entre as enormes variedades destacam-se três deliciosos sabores de chás verdes: Jasmine (chá de cor clara, e baixo teor de cafeína), Green tea & Mint (chá verde com menta) e Green tea & Lemon (chá verde com limão). O Earl Grey é o sabor da TWININGS mais vendido no mundo e por isso considerado sinônimo da marca. Um clássico entre os chás sofisticados, este chá preto é aromatizado com óleo de bergamota do Mediterrâneo, o que resulta em um sabor delicadamente refrescante. Outros chás que se destacam no enorme portifólio da marca são: English Breakfast (originário do Ceilão e Índia, possui um sabor encorpado e forte, ideal como bebida para despertar); Ceylon Breakfast (chá delicado e claro que resulta numa bebida dourada de fragrância leve); Lady Grey (chá preto aromatizado com cascas de laranja e limão, proporciona uma refrescante sensação); Black Kurrant (chá preto aromatizado com cassis (groselha preta), ideal para o início da noite); Orange & Cinnamon (chá preto com laranja e canela); Four Red Fruits (chá preto aromatizado de cereja, morango, framboesa e groselha vermelha); Lemon Scented (refinado chá preto originário do Ceilão que possui limão em sua composição); Ceylon Orange Pekoe (saborosa bebida de cor dourada, produzida a partir da folha de Pekoe); Darjeeling (chá de sabor delicado, proveniente da região do Himalaia, conhecido pela produção dos chás mais caros do mundo).
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As infusões de ervas e frutas da TWININGS são naturais e sem cafeína. Muito saborosas, apreciadas para relaxar ou reanimar, podendo ser consumidas quentes ou frias, as principais são: Camomile (chá à base de flores de camomila que possui propriedades calmantes e digestivas); Peach & Passion (o sabor do maracujá misturado com o aromático pêssego); Strawberry & Mango (deliciosa mistura de morango com manga, excelente bebida para matar a sede no verão); Pure Peppermint (refrescante infusão feita a partir de puras folhas de hortelã, conhecida por auxiliar na digestão); Lemopn Twist (uma única e energética mistura de casca de limão, laranja, flores de hibiscos, aquênios de roseira, erva cidreira e raiz de chicória tostada); Rosehips & Hibiscus (revitalizante chá de Rosehip, uma fruta com alto conteúdo de vitamina C, que aumenta a resistência contra resfriados e gripes).
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Hoje, essa mesma loja, muito tranqüila e belíssima, e que ainda mantém a acanhada fachada de 3 metros, espremida entre dois edifícios, exibe prateleiras repletas das mais variadas infusões. A loja também vende xícaras de porcelana e os mais variados apetrechos para o ritual de preparação de um bom chá.
Os slogansThere's more to life with Twinings. (2008)
Try something different. Try Twinings. (2007)
Blended to make every day a little better. (2006)
A tea for every taste. (2004)
A legend in tea drinking. (2001)
There's more to tea with Twinings. (2000)
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Dados corporativos● Origem: Inglaterra
● Fundação: 1706● Fundador: Thomas Twining
● Sede mundial: Londres, Inglaterra● Proprietário da marca: ABF (Associated British Foods)
● Capital aberto: Não
● Chairman: Martin Adamson● Presidente: Stephen Twining
● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado● Presença global: 115 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 1.200● Segmento: Bebidas
● Principais produtos: Chás e infusões● Ícones: A tradicional loja em Londres
● Slogan: There's more to life with Twinings.● Website: www.twinings.com
A marca no mundoLíder mundial no mercado de chás de “especialidades”, há mais de 300 anos a marca vem influenciando hábitos de consumo em mais de 115 países onde distribui suas mais de 200 variedades de chás. Insuperável na arte secular de criar novos “blends”, a TWININGS utiliza ingredientes provenientes de países como China, Himalaia, Ceilão, Índia e Sri Lanka , criando sabores diferenciados com buquês requintados. A fábrica da empresa produz anualmente cinco bilhões de saquinhos de chás para consumo internacional. No Brasil, TWININGS é importado com exclusividade pela Aurora Bebidas e Alimentos Finos.
Você sabia?● A marca TWININGS é assinada hoje pela Rainha Elisabeth II, que mantém assim o mesmo privilégio da Rainha Vitória, 170 anos antes.
● Não se deve estranhar o hábito de adicionar leite ao chá. O costume remonta há exatos 350 anos, quando as primeiras levas do produto foram trazidas do Oriente. Quem explica é Stephen Twining: “O leite frio começou a ser agregado por uma única razão: temia-se que a quentura do chá trincasse a delicada porcelana chinesa”.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).-
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