quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O PICO DA BANDEIRA, MINAS GERAIS- BRASIL.



Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, como também de toda a Região Sudestedo Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude (medição revista por GPS pelo Projeto Pontos Culminantes do Brasil, do IBGE e do Instituto Militar de Engenharia, em 2004.



Localização


O Pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa entre os municípios de IbitiramaEspírito Santo, e Alto CaparaóMinas Gerais. A carta topográfica do IBGE para a região, publicada em 1977, mostra o cume propriamente dito inteiramente dentro do Espírito Santo, a poucos metros da divisa mineira, e alguns serviços de imagens de satélite, como o Google Maps, também o fazem. Entretanto, o Anuário Estatístico do Brasil, também do IBGE, lista o Pico da Bandeira como o ponto culminante de ambos os Estados, sendo esta a posição oficial do órgão. Ainda segundo o mesmo Anuário, as coordenadas do Pico são 20º26'04" de latitude sul e 41º47'44" de longitude oeste.

O Pico da Bandeira possui esse nome porque, por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil


Acessos

Mesmo sendo o 3.º ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira é a mais acessível das montanhas mais altas do país[5] pois existem trilhas muito bem sinalizadas pelo lado do Espírito Santo (Portaria Capixaba na comunidade de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto) e também pelo lado de Minas Gerais (Portaria em Alto Caparaó), porém, à noite há que se ter muita atenção para não se perder. Em alguns pontos das trilhas mineiras a sinalização deixa a desejar, e em ambos os lados há entroncamento de trilhas adjacentes. Na primeira realização do percurso, reserve um guia antes; desta forma o passeio é mais seguro. Outro ponto importante é que dentro do parque não há restaurantes nem nada do gênero (legislações de parques de preservação tornam a instalação destes muito dificultada), portanto lembre-se de levar comida e bebida, pois lá só tem água. Lembre-se de levar agasalhos e roupas secas ao subir, pois o suor molha a roupa que estiver usando podendo dar hiportemia quando ela esfriar.

Clima

O Pico da Bandeira é um dos pontos mais frios da região Sudeste, sendo possível a ocorrência de neve. As temperaturas no pico chegam a até -10°C, sendo que no inverno as geadas são diárias.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
EM COMUNHÃO DIRETA COM DEUS...

Cachoeira de Tombos e Pico da Bandeira são os principais ícones do Turismo da região


Com belezas cênicas marcantes, a Cachoeira de Tombos (início do Caminho da Luz) e o Pico da Bandeira (término da rota de peregrinação), são os principais atrativos do cenário turístico regional e do Estado de Minas Gerais.
A Cachoeira de Tombos, situada na divisa dos Estados de Minas Gerais e o Rio de Janeiro dá  nome ao Município, sendo a 5ª maior em queda d'água do País e abrigando uma das primeiras Usinas Hidroelétricas de Minas Gerais, esta ainda em funcionamento.
Alem da exuberância de suas quedas, a Cachoeira de Tombos também abriga o Monumento Itatuitim Ruas, uma Escultura feita pelo artista Afonso Barra, onde se vê um índio caçando e uma índia com o filho no colo a amamentar, uma homenagem do Caminho da Luz aos índios primeiros peregrinos do Caminho.
Situado dentro do Parque Nacional do Caparaó, entre os Estados de Minas Gerais e o Espírito Santo, o Pico da Bandeira é o terceiro mais alto do país, sendo o primeiro mais alto acessível. Ali, onde Dom Pedro determinou que se fincasse uma bandeira do Império, o que originou o nome do Pico, que tem 2.892 metros, o visitante consegue enxergar por cima das nuvens e em tempo de céu totalmente limpo, dizem ser possível enxergar o mar, que está a cerca de 200km de distância.
Privilegiado do início ao fim, o Caminho da Luz tornou-se o Caminho do Brasil graças aos dois extremos, mas também por todo o percurso, que abriga fazenda centenárias, reservas ecológicas, cachoeiras e grande diversidade de plantas e animais, além do acolhimento sempre fraterno do povo das Minas Gerais.


Fotos: Várias Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia