O vaso poderá ser de plástico, existem alguns até com imitação de cerâmica ou pedra, poderá ser de cimento ou cerâmica queimada.
O tamanho do vaso é o de sua preferência, não necessitando de muita altura, pois as plantas têm pequenas raízes.
A proteção do furo de drenagem poderá ser feita com pedriscos, cacos de vasos ou pedaços de isopor, daqueles que vêm com aparelhos domésticos.
O substrato melhor para cultivo de suculentas é uma mistura de húmus de minhoca com areia de granulometria grossa e elementos particulados, que podem ser cascalho semi-decomposto, perlita, pedaços de fibras de coco ou casca de pínus lavada de tamanho pequeno.
As suculentas em geral apreciam e se desenvolvem melhor em pH mais alcalino, o húmus tem em torno de 6,5 a 7,5, melhor que o composto orgânico que tem 5,5.
Sugestão de arranjo de suculentas para vaso ou jardineira
Desenhar num papel o conjunto desejado de plantas antes de começar a plantar, evitando manuseio excessivo na hora do plantio, prejudicando as mudas.
Nossa sugestão está no desenho ao lado.
Nossa sugestão para um vaso de suculentas tem uma planta central, a espada de São Jorge (Sanseveria trifasciata Laurentii), um planta de formato peculiar de grande efeito ornamental.
Ao seu redor, dispostas segundo o esquema sugerido temos o calancoe-marrom (Kalanchoe orgyalis),a rosa-de pedra (Echeveria ‘Perle von Neurnberg’), o calancoe-de-java (Kalanchoe synsepala)com as folhas margeadas de vermelho.
Para um efeito prateado sugerimos a orelha-de-burro (Echeveria gibbiflora).
Para fechar melhor o vaso foi introduzida a espadinha (Sanseveria trifasciata ‘Hahni’), do mesmo gênero da espada porém de pequena altura.
A cor do arranjo fica por conta docalancoe-folha-da-fortuna (Kalanchoe bloossfeldiana).
Este arranjo durará muito tempo, todas as plantas têm caráter xerófito, necessitando de sol e muito pouca manutenção.
.
Como plantar suculentas em vaso ou em jardineira
Colocar parte do substrato no vaso, reservando o restante para preenchimento em torno dos torrões.
Acomodar as plantas seguindo o esquema feito, preencher as laterais entre os torrões com o restante do substrato reservado, apertar ligeiramente para fixar a muda.Regar após.
O substrato irá compactar. Preencher com mais da mistura, reservando 1 cm a partir da borda, para quando regar a água não derramar.
Deixar alguns dias fora do sol para aclimatação das plantas, depois levar para o local definitivo.
Lembrar sempre que suculentas necessitam de rega abundante e depois ficar sem regar até secar o substrato antes de regar novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deposite aqui sua idéia