quarta-feira, 7 de novembro de 2012

VOCÊ SABIA? TEMPURÁ, de origem portuguesa e introduzido no Japão por missionários, no século 16

Tempura (em japonês てんぷら ou 天麩羅, tenpura) é um prato clássico da culinária japonesa. Consiste de pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos num polme fino. A fritura é realizada em óleo muito quente, durante apenas cerca de dois ou três minutos.

História e variações

A tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses ativos particularmente na cidade de Nagasaki fundada igualmente por portugueses, durante o século XVI. A palavra tempura poderia ter sido derivada tanto da palavra portuguesa "tempero" (ou do verbo temperar), como de "têmporas", nome que designa os períodos de jejum realizados no catolicismo, tais como a Quaresma (chamada em latim de quadragesima tempora), onde tradicionalmente os fiéis se abstinham do consumo de carnes, preferindo comer vegetais e peixes.
Hoje em dia ainda existe um prato em Portugal muito semelhante à tempura, denominado peixinhos da horta, que consiste de pedaços de feijão-verde fritos envoltos num polme geralmente mais espesso que o da tempura. Existem ainda algumas variações sobre este prato, usando tipos diferentes de legumes, tais como a abóbora.
Apesar do nome esquisito o tempurá é uma receita simples que consiste em uma seleção de vegetais, peixes e frutos do mar envoltos numa massa fina feita de farinha de trigo, fritos em óleo e servidos com alguns tipos de molho.
 Hoje o tempurá é um prato típico e apreciado no mundo inteiro. Como é bom ouvir o barulhinho seco do tempurá ao estalar nos dentes!
Uma iguaria pós-moderna, sem dúvida, mas boa pra iniciar novos adeptos aos prazeres da culinária japonesa!
Ingredientes:
Arroz:
•2 xícaras de arroz para Sushi
•3,5 xícaras de água
•1/2 xícara de vinagre de arroz
•3 colheres de açúcar
•1 colher de chá de sal
Massa:
•1 xícara de cerveja
•8 colheres de sopa de farinha de trigo
Recheio:
•400 g de de salmão
•200 g de cream cheese
•Nori para enrolar.
Modo de Preparo:1.Deixe o arroz de molho por 30 minutos, então lave bem até a água ficar cristalina.
2.Em uma vasilha, misture o vinagre de arroz com o açúcar e o sal.
3.Cozinhe o arroz em fogo brando com tampa até secar e ficar bem inchado.
4.Coloque-o ainda quente em uma bacia plástica e vá despejando devagar a mistura de vinagre mexendo com movimentos rápidos com um ventilador ligado para esfriar. Cuidado para não deixar ficar melado.
5.Em uma esteira de bambu coloque uma folha de nori. Coloque uma fina camada de arroz, o salmão (deve ser cortado em tiras) e o cream cheese. Aperte bem na esteira.
6.Passe os charutos inteiros na massa e frite em óleo bem quente até dourar.
7.Corte em tiras de 1,5 cm de espessura e sirva imediatamente acompanhado de molho shoyu.
Hot Philadelfia receita fácil
A famosa receita japonesa Hot Philadelfia  é muito famoso nos restaurantes orientais de todo o mundo, mas a sua criação ocorreu na cidade  americana Philadelfia, por isso, o nome desse tipo de sushi. No Brasil o Hot Filadélfia também é muito comum, e essa fama mundial se deu por causa da parte externa que é frita como se fosse uma milanesa de carne, por exemplo. Por isso, em vez de ter a alga cru envolta do hot, os americanos decidiram dar um toque mais calórico no prato. Agora que você leitor já sabe um pouco sobre a história desse tipo de sushi muito comum entre os brasileiros, confira os ingredientes e modo de preparo logo abaixo:
Ingrediente para fazer o arroz:
  • 2 xícaras de arroz para Sushi (encontrado em mercadinho especializado em comida japonesa)
  • 3,5 xícaras de água
  • 1/2 xícara de vinagre de arroz
  • 3 colheres de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
Ingrediente para fazer a massa:
  • 1 xícara de cerveja
  • 8 colheres de sopa de farinha de trigo
Ingrediente para fazer o recheio:
  • 400 g de de salmão
  • 200 g de cream cheese
  • Nori (alga marinha) para enrolar.
Modo de Preparo:
  1. Deixe o arroz de molho por 30 minutos, então lave bem até a água ficar cristalina.
  2. Em uma vasilha, misture o vinagre de arroz com o açúcar e o sal.
  3. Cozinhe o arroz em fogo brando com tampa até secar e ficar bem inchado.
  4. Coloque-o ainda quente em uma bacia plástica e vá despejando devagar a mistura de vinagre mexendo com movimentos rápidos. Não deixar ficar melado.
  5. Em uma esteira de bambu coloque uma folha de nori. Coloque uma fina camada de arroz, o salmão (deve ser cortado em tiras) e o cream cheese. Aperte bem na esteira.
  6. Passe os enrolados inteiros na massa e frite em óleo bem quente até dourar.
  7. Corte em tiras de 1,5 cm de espessura e sirva imediatamente acompanhado do molho shoyu (molho de soja).
Não deixe de preparar para os seus familiares e amigos essa deliciosa receita de Hot Philadelfia, que pode ser servido no almoço ou jantar, já que esse sushi apesar de ser frito não é uma receita muito calórica.
Receita de Tempurá

Ingredientes
6 camarões médios
1 berinjela pequena
1 cenoura
1 cebola
1 pimentão verde
couve-flor
brócolis
aspargos
quiabo


(podem ser usados outros legume, peixes ou frutos do mar. O video abaixo mostra uma chef fazendo tempuras de folha de menta, e me pareceu bem apetitoso!)

Massa
1 ovo
300 ml de água gelada
280 g de farinha de trigo
1 colher de café de sal

Modo de Preparo

Prepare a massa misturando a água gelada ao ovo, misture bem e acrescente o sal.

Coloque os líquidos sobre a farinha misturando delicadamente, não é preciso deixar a massa muito lisa. Deixe descansar por 10 minutos.

Limpe os camarões mantendo o rabo. Faça pequenos cortes na parte interna dos camarões (isso evita que eles enrolem quando forem fritos).
Corte a berinjela, pimentão, cebola e cenoura em fatias, pré-cozinhe a couve-flor e separe as flores.
Faça o mesmo com os brócolis.

Passe cada ingrediente em farinha de trigo e depois na massa do tempura.
Frite em óleo quente e escorra em papel absorvente.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QcBwucAhESA#t=257s

Dicas
Todos os ingredientes japoneses estão à venda em empórios e hipermercados. Após fritar os camarões e os legumes, coloque-os para “descansar” numa vasilha forrada com papel-toalha, para eliminar o excesso de gordura. Para se livrar de manchas provocadas pelo molho na roupa, basta esfregar tiras de nabo.
Ingredientes (1 porção)
16 unidades de camarão médio limpo (sem casca e sem cabeça)
- 1 cenoura cortada em tiras
- 1 batata-doce cortada em tiras
- 1 couve flor separada por buquês
- 1 berinjela cortada em tiras
- 1 abobrinha cortada em tiras
- 1 cebola cortada em rodelas
- 8 unidades de vagem sem as pontas
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (para polvilhar os legumes e o camarão)
Para decorar
- 200 g de macarrão somen
- 1 folha de nori (alga japonesa)

Para o molho Tentsuyu

- 3/4 xícara (chá) de água
- 1 colher (café) de pó de peixe
- 1 colher (sopa) de saquê mirim
- 3 colheres (sopa) de shoyu
- 1 colher (café) de açúcar
- 4 colheres (café) de gengibre ralado
- 4 colheres (café) de nabo ralado
- 1 colher (café) de sal

Para fritar
- 2 l de óleo de milho
Massa para empanar
- 500 ml de água gelada
- 4 xícaras (chá) de farinha trigo
- 1 ovo

 Passo 1
Lave os camarões e seque-os com papel-toalha. Polvilhe-os com parte da farinha, bem como os legumes. Reserve. Numa vasilha, junte os ingredientes da massa e mexa até formar uma mistura homogênea. Numa panela alta e grande, aqueça o óleo em fogo alto. Mergulhe na massa os legumes e os camarões.
 Passo 2 
Frite os camarões e os legumes até ficarem crocantes. Reserve. Enrole porções do macarrão com as tiras de nori (foto ao lado) – para grudar a tira de alga, molhe um pouco a ponta final e aperte levemente, selando. Misture os ingredientes do molho numa panela e leve ao fogo para aquecer
 Passo 3 
Frite os feixes de macarrão em óleo quente até formarem leques. Ao servir, monte colocando primeiro o leque de macarrão e na frente equilibre os legumes e os camarões.
Sirva imediatamente com o molho.
                  
É sempre rapidinho fazer essa massinha e preparar os tempuras,mas por incrível que pareça,nem sempre o resultado da massa sai perfeito...o segredo, é a massa estar bem gelada ou a água estar bem gelada para fazer a massa.O legal, é que voce pode usar os vegetais que quiser, o que tiver disponível, berinjela, abobrinha, pimentão, cenoura,cebola,nabo...e até frutos do mar,camarão, lulas...dá pra variar bastante.Corte em tirinhas os vegetais da sua preferencia e faça um saladão.Misture tudo e tempere com sal e uma jorradinha de azeite.Reserve.
A massinha voce faz com 1 ovo, 1xícara de água bem gelada e 2 xícaras de farinha de trigo.
Já acenda o óleo da fritura e coloque em fogo alto para que a massa frite rapidamente.
Em uma bacia bata o ovo com a água gelada rapidamente.Junte a farinha e misture delicadamente sem bater,para que ela fique meio grossa e logo em seguida já ir colocando os vegetais e ir fritando para que a massa não perca a temperatura.
Se a quantidade de legumes for muita,"uma dica", coloque a massa dentro de uma bacia com gelo para que ela se mantenha gelada enquanto voce frita.Não esqueça ,o óleo tem que estar BEM quente.

Uma vez,vi uma receita que ao invés de água, levava cerveja...gelada...também já fiz e fica ótimo.É isso...é só preparar rapidinho e comer



Ingredientes:
Para a massa:
1 ¹/² xícara (chá) de farinha de trigo

  • 1 xícara (chá) de maisena
  • 2 xícaras (chá) de água bem gelada
  • 1 colher (chá) de ajinomoto
  • 1 colher (chá) de sal 
Use legumes diversos. Ex: vagem, cebola, cenoura, brócolis, batata doce, beringela, raiz de bardana (gobô). Você pode também fazer de frutos do mar como camarão e lula. Você até pode misturar os legumes (e/ou frutos do mar) mas o ideal é fritá-los separadamente.Preparo:
Misture a água, o ajinomoto e o sal. Adicione a maisena e misture bem. Junte a farinha aos poucos até obter uma massa não muito lisa. O ponto ideal é uma massa levemente líquida e que não escorra demais (use um legume para testar). Se necessário, acrescente mais farinha (a colheradas para não deixar a massa cremosa demais). Deixe a massa na geladeira por 30 minutos antes de fritar. Passe os legumes na massa e frite em óleo quente.
Para o molho:
3 colheres (sopa) de shoyu

  • 2 xícaras (chá) de água
  • 3 colheres (sopa) de saquê culinário*
  • 1 colher (chá) de dashi (hondashi)*
  • 1 pitada de ajinomoto
  • 1 colher (sopa) de nabo ralado
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado
Leve os ingredientes (com exceção do nabo e do gengibre) ao fogo e deixe ferver por 2 minutos. Deixe esfriar e adicione o nabo e o gengibre.

               TEMPURÁ DE CAMARÕES
                                Shrimp and Vegetable Tempura


Ingredientes:
6 unidades de camarão rosa / 300 g de farinha de trigo / 300 ml de água / 1 ovo /  Sal e pimenta do reino /  Corante vermelho para alimentos / Macarrão somen / Óleo de milho.
Molho tempurá: 100 ml de shoyu20 ml de saque mirin/ 50 ml de água / 1 colher de hondashi /  15 ml de sumo de gengibre.
Modo de fazer:
1 - Bata o ovo e a água e acrescente a farinha as poucos até dar consistência.
2 - Separe um terço de massa e coloque o corante para dar o tom de vermelho.
3 – Limpe o camarão e tire a cabeça, tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
4 – Aqueça o óleo, faça um leque com o macarrão, coloque para fritar e vá jogando a massa colorida para grudar no macarrão. Escorra o óleo e reserve.
5 - Passe o camarão na massa e coloque para fritar por cerca de 2 minutos. Escorra e reserve. Monte o leque no meio do prato e apóie os camarões em volta.
Dica: coloque umas pedras de gelo na massa, assim a fritura será mais sequinha e crocante.
TEMPURÁ DE LEGUMES
A crocância é o estado do alimento que quebra e emite um som seco. Geralmente os alimentos que passam por um processo de fritura e os assados ao forno têm essa característica. Como é bom ouvir o estalar da pipoca, do salgadinho, da batatinha e dos legumes. Sim, dos legumes. É possível obter esse estado crocante na receita do prato japonês tempurá.
O tempurá é uma forma de introduzir o consumo de legumes na dieta das crianças de forma sutil. Ele pode ser preparado com camarões e vegetais como cenoura, pimentão, cebola, empanados em uma massa sequinha e crocante. A dica para quem for se aventurar na cozinha é cortar os legumes em talos bem finos e evitar fritar folhas como repolho, pois soltam água e podem causar queimaduras durante o processo de fritura.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deposite aqui sua idéia